sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Recordar é viver" - parte 2

Como escrevi lá no início deste blog (sétimo post), em dado momento de minha carreira, apresentei o programa Lente Esportiva, do Canal NET Cidade. Além de fazer boas amizades, conheci novos colegas de trabalho e passei a entender como funciona um programa ao vivo.

Constatei que a televisão é, realmente, fruto de um trabalho coletivo. Todos que a fazem são muito importantes. Desde o porteiro até a pessoa que aparece em frente às câmeras. Por isso, sempre fiz questão de conversar com iluminadores, gente que faz o áudio, que arruma o cenário, que faz TP (teleprompter) e GC (gerador de caracteres - aquelas letras que aparecem na tela, com nomes e funções das pessoas).

Na verdade, na maioria das vezes, essas pessoas que não aparecem no vídeo são muito mais simpáticas e prestativas do que as que aparecem. Companhias bem mais agradáveis. É difícil conter o ego inflado de algumas "estrelas". Coitado de quem tem o rei na barriga.

A única estrela do jornalismo é a informação. É ela quem deve estar à frente de qualquer coisa. As pessoas são apenas os canais responsáveis por passá-la ao público. Nada mais. Elas jamais vão brilhar mais do que a notícia. Aliás, um aviso: um dia a fama acaba!

Muitas pessoas vão se lembrar de você e outras tantas não. Mas o importante é que as que se lembrarem, não façam isso apenas porque certa vez você foi famoso. Mas sim, pelo modo como as tratou pessoalmente.

Abaixo, seguem algumas fotos de bastidores dessa atração muito assistida no ABC Paulista e da qual tenho enorme saudade. Até programa especial da Copa de 2006 nós fizemos. No meio do Shopping ABC. Um abraço a vocês, que trabalharam nele comigo e que me ajudaram a ser uma pessoa melhor.









































4 comentários:

  1. A única estrela do jornalismo é a informação.

    Cara adorei essa frase, mas parece um mantra ou uma lição a ser seguida a risca. Adorava o programa, mas como atualmente moro em Mauá onde não tem NET ninca mais vi o programa. Embora saiba que o Marcio tem mandado bem na apresentação. Mas era legal o Jaime Queen e demais membros da mesa.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Quem apresenta o Lente hoje é o Zé Carlos. Agora, permita-me discordar de vc. O Queem está lá apenas para fazer a parte humorística. Sou a favor do bom humor no esporte e em qualquer outro segmento de mídia. Do circo, não. Ele representa circo. Infelizmente, de um modo geral, o Canal teve sua qualidade despencando ladeira abaixo nos 3 últimos anos. Uma pena. Muitas pessoas boas e com talento não foram valorizadas ou não tiveram o reconhecimento devido. Essa é minha grande "mágoa" lá. Muita gente que poderia ter ótimas oportunidades lamentavelmente não têm. Gente boa mesmo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sim, sim , eu entendo. Realmente o Queem era parte " praça é nossa ", mas tinha seu valor, seu atrativo,como o
    Chico Lang o tem na mesa redonda da Gazeta. Embora o Chico tenha suas qualidades que não são poucas, mas ele preferiu enveredar ou criar este personagem de comentarista corinthiano. Mas nunca exige muito do Lente por tratar-se de voluntários e saber que muita gente que tava por lá era por causa do Aramaçan, mas como não era uma rede pública quem sou eu pra criticar. Nossa região é muiiiiiiiiiiiiiito carente de programas esportivos que enfoquem nossa região. A de convir comigo que em praças como Mogi das Cruzes, Taboão da Serra, vale do Paraíba a cobertura é bem maior.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza. Por isso sempre defendi a seriedade. Sem o circo. Minha opinião. Bom humor faz parte. Circo não. Mas mesmo sendo voluntários, havia muita gente boa lá que poderia ser bem melhor aproveitada e nunca foi por uma questão de vaidade alheia, egocentrismo exacerbado ou mesmo as nocivas panelinhas. Uma pena.

    ResponderExcluir