domingo, 16 de janeiro de 2011

Portifólio 3: Todo jornalista tem obrigação de escrever corretamente

Redação de Jornal

Nenhum jornalista será um profissional completo se não tiver passado por uma redação de jornal impresso ou revista. A mídia impressa ajuda a formatar a escrita jornalística. Aperfeiçoa o estilo. Mas acreditem, tenho inúmeros colegas de profissão que não sabem escrever.

Não me refiro apenas ao "lead" ou na hora de hierarquizar os fatos dentro da reportagem, mas também à gramática e ortografia. É lamentável. Todos os veículos de comunicação, impressos ou não, deveriam aplicar um teste de Língua Portuguesa antes de contratarem um profissional.

A prática do bom texto vale para qualquer mídia. Jornal, revista, internet, televisão e rádio. Digo isso porque já fui repórter de jornal impresso e também redator de TV. No jornalismo impresso, trabalhei no Hoje Jornal, em 2007, na editoria de esportes.

Cheguei até a fazer algumas reportagens especiais para o caderno. Jornalista que não sabe escrever deveria morrer de fome. Uma pena que alguns deles possuam fortes padrinhos na área e, por mais incompetentes que sejam, consigam trabalhar em boas empresas e ainda atingir altos cargos.

Pior para você, leitor, que tem de se deparar, muitas vezes, com a má qualidade de reportagens ou mesmo dar de cara com a desinformação e o antijornalismo (agora se escreve tudo junto, para quem não sabe!). Foi legal trabalhar no Hoje. Apesar dos atrasos constantes de salários, o ambiente compensava.

Certa vez, fizeram uma caricatura do pessoal que trabalhava lá. Eu estou aí no meio. E, não querendo desmerecer o trabalho do competente cartunista Gilmar, meu desenho não está parecido comigo mesmo. Além disso, pareço muito mais velho. Estou no meio da turma. Clique na foto para ampliá-la e encontre-me... se puder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário