sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Portifólio 2: As Eleições 2008 na TV+

Em setembro de 2008, aceitei um freela na TV+, emissora que começou suas atividades no ABC Paulista e vem se expandindo para muitos estados do Brasil. Nossa missão era cobrir as eleições municipais, para prefeito e vereador, nas sete cidades do Grande ABC.

Nunca havia trabalhado em uma cobertura como essas, mas posso dizer que, mesmo com algumas limitações que tínhamos, deu muito certo. Jornalisticamente, alcançamos ótimos resultados e uma excelente repercussão perante o público.

Toda a equipe foi muito elogiada. O coordenador foi Gustavo Baena, jornalista experiente e muito talentoso, que já passou por grandes emissoras de TV aberta como Bandeirantes e Rede TV. Até hoje, um dos melhores líderes de equipe com quem trabalhei.

Atuar em cobertura de grandes eventos requer bom preparo físico. É sempre uma loucura. Poucas horas de sono e muita adrenalina, muita agitação. Fazíamos pelo menos duas boas matérias por dia. Além de cobrirmos os debates que eram feitos na emissora e acabavam quase meia-noite. Saíamos de lá quase uma da manhã.

Também prestávamos serviços à população. Em links, mostrávamos como usar a urna, como estava o andamento no dia da votação e o voto dos candidatos. Aliás, nos dias de votação (ainda bem que só foram dois!), a jornada começava às 7h e ia até às 22h. No segundo turno, fiquei na festa da vitória de Aidan Ravin (PTB-SP). A comemoração aconteceu na sede do Ocara Clube, escola de samba tradicional da cidade.

O lugar era apertado e abafado. Ficamos todos amontoados. Acabei o dia com uma conjuntivite. Ainda bem que foi minha última entrada como repórter eleitoral.

Vida de jornalista não é fácil. A gente camela um bocado, mas só de uma pessoa chegar até você e falar "parabéns, a cobertura foi sensacional para a comunidade que pôde acompanhar o desempenho dos candidatos e conseguiu votar mais consciente" já vale o esforço.

O jornalista tem papel social. Se conseguimos levar informação para a população e ajudá-la a votar com discernimento, melhoramos parte do mundo. E nada paga essa sensação de satisfação, essa massagem no ego por um trabalho bem feito e o dever cumprido. No final, valeu muito a pena.

Abaixo você vai ver reportagens feitas na época pré-eleitoral que retratam os perfis de algumas cidades do ABC. Também tem alguns links de serviço ou depoimentos de candidatos, como Orlando Morando e Luiz Marinho, atual prefeito de São Bernardo do Campo. Aliás, neste último, aparece uma colega minha de trabalho, a Michelle Gomes, rachando o bico na imagem. Do que você estava gargalhando, Mi? Hehehe! Os vídeos não estão com grande qualidade, mas também não prejudicam a compreensão.

Muita gente de Mauá tem acessado a reportagem sobre o município e avaliado positivamente. Sinal de que alguns pontos, mesmo depois de mais de dois anos, ainda são pertinentes na realidade atual dos mauaenses. Elogie ou critique à vontade! É sempre bom ouvir opiniões construtivas de pessoas que apoiam meu trabalho! Caso não consigam visualizar os vídeos neste blog, quero alertar que todos eles se encontram no youtube, no link do meu canal: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum. Um forte abraço!

PERFIS DAS CIDADES

PERFIL DE MAUÁ - SET/2008



PERFIL DE SANTO ANDRÉ - SET/2008



PERFIL DE SÃO CAETANO - SET/2008





LINKS E SERVIÇOS

LINK LUIZ MARINHO - OUT/2008



LINK ORLANDO MORANDO - OUT/2008



DIA DE VOTAÇÃO - OUT/2008



COMO USAR A URNA ELETRÔNICA - SET/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário