segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Você deixaria o jornalismo para ingressar na política?


Soninha Francine, Celso Russomano e vários outros jornalistas abandonaram a comunicação para se dedicar à política. O apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena, ainda não decidiu se será candidato à Prefeitura de São Paulo, mas poderá ser mais um na mesma situação.

Franklin Martins chegou a ser Ministro da Comunicação Social e Ricardo Kotscho, assessor da Presidência da República. Você deixaria o jornalismo para ingressar na carreira política? Em tese (bem em tese mesmo), quem segue qualquer uma das duas carreiras, geralmente, tem vontade de ajudar a sociedade e modificar alguns de seus mecanismos.

O jornalista diz que sonha em mudar o mundo e o político, é o que tem mais poder para fazer isso. Talvez esteja aí a explicação para que o profissional da comunicação opte, em algum momento de sua vida, pela carreira política.

A mim, não é algo atraente. Infelizmente, alguns anos de experiência me fizeram ver que, na imensa maioria das vezes, os políticos legislam e governam em benefício próprio. O povo é o último a ser favorecido.

Mas a questão é outra. A exposição constante do jornalista na mídia facilita o ingresso na política? Sim, principalmente para os que trabalham com televisão. O jornalista jamais deve usar a imprensa como palanque. Mas é inegável que o profissional constrói, ao longo dos anos, uma imagem sólida, de grande influência perante o público. E usa sua credibilidade para conseguir votos num meio que, hoje, a sociedade enxerga com desconfiança.

Por isso, a credibilidade passa a ser peça fundamental para a obtenção de votos. Jornalismo e política trilham caminhos parecidos, é verdade. Mexem com a questão social, lidam com o poder, sustentam-se na imagem.

Como dizem no jornalismo, há apenas uma diferença entre essa carreira e a política. "Jornalismo sempre é de oposição". Como é dever do jornalista fiscalizar os atos governamentais em todas as esferas, as críticas acabam sendo muito mais numerosas do que os elogios.

Por essas e outras coisas, nunca tive vontade de ser político ou candidato a nada. Jornalismo é uma carreira nobre e com um mercado hoje muito concorrido. É um verdadeiro "parto" para conseguir entrar. Estudei para isso, fiz quatro anos de faculdade para ser comunicador. Uma vez dentro do mercado, eu é que não saio de jeito nenhum! Mas respeito quem queira respirar novos ares. Você faria essa troca? Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

Um comentário:

  1. Então Le... eu não gosto muito de politíca, por isso não corro o risco de abandonar a carreira. Mas respondendo sua pergunta, não sei abandonaria ou se conciliaria as duas. Mas com certeza eu só entraria neste carreira se fosse para lutar pelo Brasil, não pelo dinheiro e claro para renovar essa politicagem, que está cheio de gente corrupto.
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir