segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Boicote, falta de informação ou simples concorrência de mercado: uma palavra sobre as notícias dos Jogos Pan-Americanos


A Rede Record é detentora da exclusividade de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara pela televisão aberta. Além disso, também exibe as imagens na Record News e publica fotos, vídeos e notícias no site R7. As organizações Globo, por sua vez, pagaram pela transmissão de conteúdo apenas pelo site Globo.com.

Em seus noticiários, a TV Globo pouco fala sobre esta edição do Pan, limitando-se a dar parcas notas sobre os atletas brasileiros. Prefere, claro, falar sobre o evento do qual tem o monopólio da transmissão: o Campeonato Brasileiro de futebol. Com relação a este certame (como diriam os locutores mais saudosistas), a TV Record limita-se a mostrar apenas alguns minutos de gols (cedidos obrigatoriamente por lei pela detentora da exclusividade).

A prática é bastante comum no meio midiático. Quem transmite determinado evento procura exaltá-lo da melhor maneira. E a concorrência faz de conta que ele não existe. Há quem julgue o fato como uma falta de respeito ao público. Eu entendo como concorrência natural de mercado. A empresa vende o produto que possui.

Entendo que, neste caso, o público não fica privado da informação, já que, de uma ou outra maneira, uma emissora de televisão aberta transmite o evento e as notícias referentes a ele. Basta mudar de canal. O povo tem essa opção. Porém, o monopólio nunca é bom. Limita o modo como o público vai receber as notícias, já que são transmitidas apenas pelo olhar de quem detém os direitos de exclusividade. Nem boicote, nem falta de informação. Livre (mas discutível) concorrência capitalista.

Para você, amigo leitor, é importante que uma coisa fique muito clara. Nenhum órgão de comunicação está efetivamente preocupado com o modo como você vai receber as informações. A qualidade da notícia, a maneira mais correta de se fazer jornalismo, a ética, o pensamento no público são as últimas coisas que passam pelas mentes dos proprietários das empresas do ramo.

O primeiro pensamento dos empresários é comercial. "Como vamos ganhar dinheiro"? Isso vem em primeiro lugar. Depois vem a qualidade, a ética, o respeito ao profissional, ao jornalismo, ao público. O dinheiro é o carro-chefe dessas empresas. A grana manda. Dita as regras. E ponto.

Portanto, não tenha a ilusão de que os fatos são transmitidos pensando em você, leitor. Não são. Os diretores miram audiência, anunciantes, vendas e faturamento. Essa é a grande razão de ser dos monopólios. Caso contrário, a livre concorrência impediria que eles existissem e democratizaria a informação, que é um direito de todos.

Tenha muito claro que o dinheiro sempre virá em primeiro lugar na cabeça dos grandes diretores de mídia. Eles nem sequer são capazes de julgar o que o público realmente gostaria de ver, ler ou ouvir. Fosse assim e teríamos um país melhor, mais bem informado. E emissoras de televisão aberta com programação de qualidade. Não é, nem de longe, o que vemos hoje em dia. Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

2 comentários:

  1. Oi Lê concordo com vc que ter o monopólio é pessimo... mas que eu reparei que até os jornais (no meu caso leio a Folha de S.Paulo) estão dando pouca importância para o Pan, se você quer alguma informação como é o nosso caso que adoramos esporte temos que recorrer a internet... e ainda bem qua temos. Sem falar que a Record, no meu ponto de vista não está prepaparada para este tipo de evento... e cada contradição de informação dada que Deus nos livre... Estou fazendo um matéria sobre isso para colocar no meu blog.
    Ah... estou te mandando um e-mail, porque este post tem um erro.... bjs ...
    Paula

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