sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A internet e os blogs

Não é novidade que a internet fez, literalmente, o mundo ser lido, ouvido e visto de uma nova maneira pelas pessoas. Aos poucos, cada dia mais gente se interessa pelos atrativos do mundo virtual.

Isso fez com que os tradicionais veículos de comunicação passassem a disputar audiência com a rede mundial de computadores. Consequentemente, produtos de mídia gerados no universo dos bits e bytes também começaram a ganhar a atenção do público.

Os blogs são ótimos exemplos disso. Eles fazem a função que os jornais deveriam fazer. São mais analíticos e opinativos, enquanto os velhos jornais impressos continuam na ultrapassada linguagem das notícias factuais que, na verdade, já estão velhas antes mesmo de serem degustadas pelos leitores.

Por isso, os blogs têm sido alvo de informação de boa parte do público leitor. Enquanto os jornais de grande circulação têm, em média, uma tiragem de 250 mil exemplares (e público leitor potencial de um milhão de pessoas), alguns blogs alcançam vários milhões de acessos por dia.

O jornalista Juca Kfouri, por exemplo, tem um blog no UOL (http://blogdojuca.uol.com.br). Segundo o site Comunique-se, alcança mais de três milhões de acessos únicos por dia e mais de cinco milhões de page views. Bem superior, portanto, ao público leitor de jornal.

O número supera também a audiência de muitas emissoras de rádio e TV. Não há como negar o sucesso dos veículos de comunicação da internet. A força do mundo virtual hoje é tão grande que é capaz de transformar anônimos em famosos. E ainda é uma ferramenta pouco explorada. Estamos todos aprendendo a lidar com essas novas formas de comunicação.

Pelo menos, criei meu blog. E agradeço demais a você, amigo leitor, pelo carinho da audiência. Se não fosse a tecnologia, não teria contato com muitos de vocês que hoje leem estas mal digitadas linhas. Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário