quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A cobertura jornalística de eventos internacionais


No próximo dia 14/10, começam os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. A rede de comunicação Record é a detentora exclusiva dos direitos de transmissão do evento para o Brasil.

Segundo reportagem de Anderson Scardoelli, publicada no site Comunique-se, a empresa vai levar 230 profissionais para a cobertura do evento. Destes, 67 serão jornalistas. Eles estarão divididos em Rede Record de Televisão, site R7 e canal Record News. Um verdadeiro exército.

Assim como os outros profissionais, eles trabalharão diuturnamente para fazer uma cobertura exemplar e com a melhor qualidade possível. A razão? Aproveitar a exclusividade para desbancar a TV Globo na audiência.

Por isso, algumas competições importantes disputadas por brasileiros tiveram seus horários alterados para concorrerem com as novelas e os principais programas da emissora da família Marinho.

Isso posto, vamos ao que interessa. Em todas as entrevistas que realizei aqui no blog, sempre perguntei aos colegas como era cobrir um evento de grande porte como a Copa do Mundo, as Olimpíadas e o Pan.

Eles foram unânimes ao dizer que tinham muito trabalho, viviam numa correria frenética e quase não havia tempo para descansar ou mesmo dormir. Entrevistas todos os dias, reportagens especiais, edição de material, um verdadeiro sufoco! Mesmo assim, todos demonstraram grande satisfação em fazer parte de uma equipe que, um dia, cobriu essas competições.

Para que você, amigo leitor, entenda melhor a cobertura de um evento desse porte, sugiro a leitura do livro "Nos Bastidores do Jornalismo Esportivo", de Marcos Linhares. O autor retrata exatamente isso e traz entrevistas com os melhores profissionais do meio. Segue sinopse do livro e seu autor pelo site Observatório da Imprensa".

"Nos bastidores do jornalismo esportivo desnuda o mundo dos correspondentes internacionais. O jornalista Marcos Linhares cobriu os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e as Olimpíadas de Atenas, em 2004. Sempre que pôde fez entrevistas reveladoras com jornalistas brasileiros e de outros países, que também cobriam eventos internacionais. Tais depoimentos mostram a dura rotina, os sacrifícios pessoais e algumas gafes que eles passaram, revelando o mundo desses profissionais da comunicação. O livro presenteia o leitor com a opinião do autor e de convidados dos bastidores do Pan de Santo Domingo e das Olimpíadas de Atenas".

O LIVRO DE MARCOS LINHARES

O autor

"Marcos Linhares é jornalista, radialista, professor, tradutor e escritor. Trabalhou como repórter para vários veículos em Brasília: Sportv (Globosat), caderno "Torcida" do Jornal de Brasília, revista Classe A, TV Record (Cidade Alerta e Jornal da Record-2ª.edição), 104 FM, TV Brasília, Painel Brasil TV e site Comunique-se.

Foi idealizador e âncora do programa Educa, Brasil (Band e depois TV Brasília) e diretor de redação das publicações Saúde Agora e O Magistrado em Revista. É o diretor-executivo da Redactor Assessoria e Comunicação, coordenador de comunicação da ONG Missão Criança, presidente do Instituto de Estudos Sociais Comparados, Tem um videoblog em www.painelbrasil.tv".

Leitura mais do que agradável. Definitivamente, prazerosa. Para se ter uma ideia da estrutura mobilizada para os jogos de Guadalajara, a TV Record vai transmitir oito horas de programação esportiva diária relacionadas às diversas modalidades do Pan. Já o site R7 fará 12 horas de cobertura e, por fim, a Record News exibirá 22 horas de programação, com competições ao vivo, reprises e programas especiais.

Segundo o site Comunique-se, "a Record reservou espaço de 750m² no centro de imprensa. A emissora pretende operar 24 horas por dia, alimentada por ampla estrutura técnica, que inclui apoio de três satélites exclusivos e transmissão em HD. Parte desse investimento logístico será bancado com a venda de 11 cotas de patrocínio, no valor de R$ 124 milhões cada".

Números astronômicos, nos quais a emissora do bispo Edir Macedo aposta para fazer frente a "Toda Poderosa" TV Globo. No final, quem vai receber a medalha de ouro da audiência? Globo ou Record? O Pan ou as novelas? A briga será boa. Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário