Quando estava na faculdade, costumava guardar quase todos os bons trabalhos que fazia. À medida que ia avançando no mercado de trabalho, também guardava com carinho reportagens especiais em jornais impressos e trechos de apresentação de programas de rádio e TV.
Às vezes, a preguiça batia, é verdade. Mas mesmo assim, reuni algum material editado e montei um portfolio. Será que isso ajuda na hora de procurar um emprego? Em comunicação, sem dúvida. O trabalho em mídia é um dos poucos que podem ser efetivamente vistos e comprovados.
A reportagem em qualquer veículo é um organismo vivo. Revela a maneira como o profissional escreve, fala e a imagem que transmite. O jornalista gera produtos que podem ser vistos por qualquer pessoa. Portanto, o portfolio é de fundamental importância para o profissional. Ajuda-o a aumentar a visibilidade e ser mais conhecido por vários selecionadores de empresas.
Quando alguém participa de um processo seletivo para uma vaga de emprego, é analisado em duas esferas. A pessoal e a profissional (técnica). O portfolio ajuda a mostrar o trabalho para o analisador da parte técnica. Muita gente é eliminada já nesta fase, por não ter aptidão ou não se encaixar no perfil que a empresa procura do ponto de vista profissional.
É um diferencial, sem dúvida. Muitas vezes, de caráter eliminatório. Várias corporações solicitam o portfolio antes de contratar um jornalista. E diversas são as maneiras de montá-lo. O profissional deve sempre andar ao menos com uma cópia em DVD desse material.
Outra possibilidade (praticamente obrigatória) é manter uma versão on-line do conteúdo. A internet agiliza e facilita o contato com editores e diretores de empresas de comunicação. Sites e blogs como este, em que publico minhas reportagens de TV e fotos do programa que apresento na web, também ajudam a compor o perfil de um profissional.
O portfolio não substitui o tradicional currículo (que hoje deve ser enviado com foto). É sim, um complemento de grande valor. Portanto, não deixe a preguiça bater. Junte seus principais materiais e monte um portfolio físico e on-line. Deixe-se conhecer pelas pessoas. Use e abuse profissionalmente das redes sociais. Afinal, não sabemos quem vai estar nos observando.
E falando em portfolio, aí vai a atualização do meu, com uma reportagem sobre a inauguração de um terminal de ônibus em Guarulhos. Acompanhe o vídeo. Um forte abraço.
Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress
Nenhum comentário:
Postar um comentário