quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como montar uma boa equipe de trabalho


Alguns jornalistas que ocupam cargos de chefia são responsáveis por montar uma equipe de trabalho. Uma tarefa árdua e não tão simples. Jornalistas não são profissionais de Recursos Humanos. Por isso, nem sempre avaliarão corretamente os perfis das pessoas que se encaixam perfeitamente no time.

Para que uma boa equipe seja montada, alguns itens são fundamentais. Primeiramente, você deve encontrar pessoas que tenham afinidade com seu modo de trabalhar. Elas devem complementar seu raciocínio e, em algum ponto, pensarem de modo parecido ao seu. Assim, elas confiarão mais facilmente em seu trabalho. E confiança no trabalho é essencial para que um projeto dê certo.

A escolha também passa por pessoas leais, que vão respeitar a liderança e a hierarquia, mesmo que não concordem com algumas decisões. A lealdade fará com que os subordinados "corram pelo time" e se esforcem ao máximo para conquistar um bem coletivo e não apenas alcançar metas individuais.

A lealdade também fará com que essas pessoas não tentem, sorrateiramente, puxar o tapete umas das outras. A inveja e o egoísmo são grandes pedras no sapato para que um líder administre a equipe. Tais sentimentos contribuem para o desabamento do time, a perda de confiança no projeto e a dificuldade em melhorar a produtividade de maneira acertada e satisfatória.

Mas engana-se quem pensa que um chefe deve contratar apenas pessoas submissas. Submissão não tem nada a ver com lealdade. Submissão excessiva significa também, muitas vezes, raciocínio lento, preguiçoso e falta de pró-atividade.

Os funcionários devem ter, em algum grau, espírito de liderança. Isso faz com que também tomem atitudes e decisões na ausência do líder e consigam resolver certos problemas de trabalho. Essas pessoas costumam ser mais pró-ativas e lidam melhor com imprevistos e situações em que precisam improvisar.

Melhor será se seus funcionários forem também seus amigos. Mas isso não é uma prerrogativa para que o trabalho dê certo. O brasileiro, geralmente, tem o péssimo hábito de misturar sentimento com a parte profissional. Existem ótimas pessoas que são péssimas profissionais e péssimas pessoas que são ótimas profissionais.

O que não pode é misturar as duas e envolver sentimento ou amizade com a parte profissional. Para que uma empresa tenha lucro e o projeto sucesso, a segunda deve sempre prevalecer. No entanto, fazendo entrevistas, olhando nos olhos dos postulantes aos cargos, você conseguirá identificar quem pode ser, ao mesmo tempo, um ótimo profissional e um grande amigo. Um forte abraço.

Um comentário:

  1. Acompanho sempre seu trabalho e fico feliz de saber q tenho um amigo tão talentoso e tão capaz.
    Vc sim sabe como montar uma equipe de trabalho eficiente e talentosa...PARABENSSSSSS!!! Grande beijo!!!

    ResponderExcluir