sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vale a pena fazer faculdade de jornalismo?


O post de hoje é motivado pela conversa que tive com o assistente de externa que trabalha junto comigo na Lumiar Multimídia, Silas Lira. O irmão dele, Paulo Lira, sempre teve o sonho de ser jornalista.

Porém, está hesitante com a atual situação do jornalista no mercado de trabalho. O que mais o amedronta é a não obrigatoriedade do diploma. Paulo está com medo de fazer uma faculdade cujo certificado final hoje não vale para termos legais de registro profissional.

Bom, vamos por partes. Essa história do diploma é antiga. De tempos em tempos, o diploma para o exrcício do jornalismo passa a não ser necessário. Mais tarde, sempre vem uma lei que revoga a anterior e retoma a legalidade do diploma.

Essas "brechas" que acontecem periodicamente favorecem aqueles que, de alguma maneira, já estão na mídia ou pleiteiam cargos nesse ramo, mas que não se deram ao trabalho de estudar quatro anos em uma universidade séria para ter uma formação completa em comunicação.

Casos de artistas, filhos de políticos, gente famosa, ex-atletas profissionais e outras atrocidades como algumas "mulheres frutas" e diversas assistentes de palco de programas famosos. Ou seja, é a legalização da bandalheira que sempre houve na comunicação. Ou você, amigo leitor, acha que o ex-jogador e hoje comentarista esportivo da TV Bandeirantes, Neto, mostra no ar inteligência de quem fez uma faculdade?

Na realidade, muita gente sem diploma sempre trabalhou em mídia. Como a "classe" jornalística (inexistente e pouco preocupada) é muito desunida, o reflexo é ter um sindicato pouco atuante. Resultado: passe livre para a bagunça nas contratações.

O DIPLOMA É APENAS UM PEDAÇO DE PAPEL.
O IMPORTANTE É O CONHECIMENTO QUE SE ADQUIRE NA FACULDADE

Mas o sentido deste post é responder ao Paulo Lira e a tantos outros estudantes que se perguntam se ainda vale a pena fazer faculdade de jornalismo. Em minha opinião, sim, vale. A faculdade de comunicação vai abrir sua mente para várias e novas possibilidades de trabalho na área.

Não existem apenas as mídias tradicionais como rádio, televisão, jornal e revista. Hoje temos a internet, análise de redes sociais e cada vez mais o avanço em mídia training e assessorias de imprensa. Além disso, a faculdade vai trazer a você o conhecimento técnico da área. Vai ensinar como escrever um bom texto para os diversos veículos de comunicação.

Foi durante o período de faculdade que tive o primeiro contato com as mídias de forma profissional. É ali que você aprende a escrever no jornal, a falar no rádio, a aparecer na TV. Nas aulas, você pode errar à vontade. Afinal, tem um professor para orientá-lo. No mercado, não. Então, de que maneira você vai se preparar para ingressar em uma grande empresa de mídia? Fazendo a faculdade da área, claro.

Para finalizar, não podemos nos esquecer de que diversos Trabalhos de Conclusão de Curso, os famosos TCCs, acabam virando veículos efetivos de mercado, como jornais, livros, documentários e importantes temas para grandes reportagens.

Portanto, Paulo e demais interessados, as conclusões são as seguintes.

1) É bem possível que, quando você terminar a faculdade, o diploma já tenha voltado a ser obrigatório.
2) A faculdade vai abrir sua mente para novos caminhos no mercado de trabalho.
3) Na faculdade você vai aprender a escrever para os diversos tipos de mídia.
4) Na faculdade você pode errar. No mercado, não. Ali é seu espaço de aprendizado.
5) Antes de se matricular ou prestar vestibular, pesquise e veja qual a faculdade que mais tem o seu perfil e a que possui melhores condições de estudo e aprendizado.
6) Ligue nas secretarias, visite as universidades e faça aulas como ouvinte para ter certeza de que é isso mesmo o que quer.

E por fim, a mais importante das conclusões. Se você, assim como eu, alimenta o sonho de ser jornalista desde criança, corra atrás da sua felicidade. Poucas são as pessoas que, na vida, conseguem atingir a real felicidade, que é composta pelo bem-estar pessoal e profissional. Só o dinheiro não basta. É preciso fazermos também o que gostamos. A sensação interior de conquista e vitória é muito mais prazerosa do que qualquer montante de dinheiro. Reflita e tome a melhor decisão. Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

Um comentário:

  1. Ola Leandro eu sou o Paulo Lira irmão do Silas, quero te agradecer pela postagem, muito obrigado por se preocupar em responder essa pergunta que até então era um dilema na minha cabeça; Tomei uma decisão e vou seguir seus conselhos acima, vou correr atrás e fazer uma faculdade e se Deus quiser vou ser um Ótimo Jornalista quem sabe até como você!
    Muito Obrigado Abraço!

    ResponderExcluir