quinta-feira, 17 de maio de 2012

A reportagem de TV em grandes eventos



Fazer uma reportagem de televisão sobre uma pauta murcha, sem atrativos e boas imagens é algo sempre complicado. Falta material e, na maioria das vezes, repórter e cinegrafista precisam tirar leite de pedra.

Bem ao contrário disso, os grandes eventos fornecem material farto, com riqueza de imagens, personagens e situações comuns ou inusitadas que podem entrar na confecção da matéria. Mas fazer reportagem sobre megaeventos pode ser algo tão complicado quanto fazer a matéria de uma pauta sem graça.

Os grandes eventos como shows, jogos esportivos, bienais e salões de automóvel ou livros oferecem ao repórter uma gama gigantesca de abordagens na matéria e inunda o cinegrafista com possibilidades de uma boa imagem. Acontece que, geralmente, uma reportagem em emissora de TV aberta tem, no máximo dos máximos, três minutos de duração. Isso quando está muito rica em material, pois, normalmente, as matérias de TV não passam de dois minutos.

Sim, televisão, em muitos casos, também é sinônimo de superficialidade. O maior desafio de um repórter em grandes eventos é ser sintético e fazer caber nos poucos minutos de reportagem o máximo de informações e as declarações dos entrevistados.

O segredo para isso é ter foco. O repórter deve elencar as informações e os acontecimentos mais relevantes e usá-los na produção da matéria. O que for menos importante entrará no final da reportagem, se sobrar tempo.

Experimentei essa sensação algumas vezes durante a carreira. Quando terminei de escrever tais matérias, parecia que ainda faltava um pedaço, que coisas boas deixavam de ser citadas. A última que fiz foi esta abaixo, do Salão do Livro de Guarulhos deste ano. Fiz a matéria semana passada.

Como aqui a ideia é fazer uma reportagem mais institucional, divulgando os eventos que acontecem na cidade, tive a liberdade para fazer uma matéria um pouco maior do que as convencionais. Ficou com quatro minutos. O resultado e algumas fotos do evento você confere abaixo. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário