segunda-feira, 21 de maio de 2012

As atitudes de um repórter para o bem da reportagem



Em algumas reportagens, não basta ao repórter ater-se à narração dos fatos e a contar boas histórias. Às vezes, é preciso ir além para conseguir uma informação privilegiada, exclusiva ou mesmo para convencer fontes importantes a darem entrevista (dentro, é claro, dos limites da ética e do bom senso).

Em algumas situações, o repórter também pode colaborar de outras maneiras para a confecção da reportagem. Ele pode simular situações que ajudem na explicação das informações ou então usar da persuasão para obter a melhor imagem para o cinegrafista, como liberar o acesso a lugares restritos ou mesmo pedir às pessoas que o ajudem a demonstrar atitudes determinadas.

Foi o que fiz em uma reportagem sobre a campanha de vacinação contra a gripe em Guarulhos. Entre as pessoas que devem tomar a vacina, estão os trabalhadores da saúde. Uma das enfermeiras ainda não havia tomado a vacina e, caso ela tomasse, seria uma imagem importante para reforçar a campanha.

A moça chamada Fabiane tinha um imenso medo de agulha. Eu tentava convencê-la apenas na conversa até que ela me propôs: "Se eu tomar a vacina, você também toma?". Embora não fizesse parte do público-alvo da campanha, topei (foto que abre o post e comprova minha atitude "corajosíssima").

A moça ficou mais tranquila e tomou a vacina, não sem antes fazer uma bela careta. Mas rendeu uma importante imagem na matéria. O amor à profissão é isso: não ter medo de se sacrificar para que o resultado final saia a contento. Agradeço à gentileza da simpática Fabiane que, mesmo com careta e tudo, cumpriu com a palavra e nos ajudou de muito bom grado. Acompanhe a reportagem abaixo. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com


Um comentário:

  1. ae Leandrão. show de bola o programa hoje cara. Quero te dar os parabéns. E parabéns para todos. abraços. E um beijão pra gatinha da Luciana. Ela tem namorado?
    José Carlos Franco - Santo André

    ResponderExcluir