segunda-feira, 28 de maio de 2012

Manter a concentração é fundamental durante um programa de TV



Costumo dizer para amigos e estudantes de jornalismo que manter a concentração é fundamental durante um programa de televisão. Mesmo assim, por mais que você não queira, vez ou outra acaba errando. Num programa gravado, é fácil de esconder o equívoco, mas em atrações ao vivo o buraco é mais embaixo.

Há uma semana, assisti ao telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, quando ouvi uma gafe destas. Em uma determinada reportagem sobre um acidente de carro, a narração dizia que o motorista que causou o transtorno tinha 32 anos.

Quando a matéria terminou e a imagem voltou para o estúdio, a jornalista Renata Vasconcellos (foto) comentou: "Que pena. Mais um acidente envolvendo um jovem de vinte e poucos anos...". Para muitos telespectadores, o equívoco passou despercebido. Mas para quem presta atenção ao texto das reportagens, notou a gafe.

Concentração é a palavra de ordem na televisão. Quanto maior a concentração, menores as chances de cometer erros. Alguns, passam impunes, como este. Mas outros podem causar demissões, como o jornalista errar a leitura da lauda do jornal, caso o TP (teleprompter) apresente problemas.

Hoje, no programa Esporte na Rede, o qual apresento pela UPTV (www.uptv.com.br), sempre exijo a concentração da minha equipe, principalmente na exibição de vídeos. NO ER, somos todos disciplinados e temos atenção ao que vai ao ar! Mas, geralmente, alguns apresentadores ou comentaristas têm o péssimo hábito de querer conversar enquanto o vídeo está no ar.

A atitude, além de ser uma falta de respeito com os convidados, tira a concentração da equipe. Só é permitido conversar durante a exibição de um vídeo quando é preciso corrigir algum problema técnico no estúdio (troca de um microfone, por exemplo) ou no conteúdo do programa. No mais, atenção e bico calado.

A medida também serve para conter aqueles inoportunos ataques de riso ou as crises de espirros e de soluços. O importante é ter em mente que, são pequenos atos (de boa educação, inclusive) como estes, que impedem que erros bobos aconteçam diante das câmeras e manchem a reputação do jornalista. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário