sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que fazer quando o colega o coloca em uma fria?



Em televisão, principalmente em transmissões ao vivo, algumas saias justas são inevitáveis. Gafes cometidas, falha de sinal, corte errado do diretor de imagem são os tropeços mais comuns. Normalmente, não há como prever estes transtornos.

Mas existe uma saia justa em particular que pode ser evitada. É quando o próprio colega de trabalho o deixa em uma fria. Seja por desconhecimento ou por falta de combinação prévia entre os jornalistas sobre o que seria falado no ar.

Na segunda-feira passada, presenciei uma destas saias justas no jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo. Um dos âncoras é Chico Pinheiro (na foto, à esquerda), mineiro e atleticano de coração. No domingo, havia ocorrido a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, evento do qual a emissora detém os direitos de exclusividade.

Quem comanda o quadro de esportes no jornal é Luís Ernesto Lacombe (na foto, à direita). O Atlético Mineiro havia batido a Ponte Preta, em Campinas, por um a zero. O jogo foi bem mais ou menos. Aí, Lacombe, sabendo que Chico é atleticano, indaga o apresentador: "Chico, seu Atlético ganhou. Você viu o jogo?".

Chico, todo sem jeito e gaguejando, respondeu: "Vi sim... Foi uma partida muito bonita". Para quem entende de futebol e viu o jogo entre Ponte Preta e Atlético-MG, sabe que Chico obviamente não assistiu à peleja.

Chico foi posto em uma fria por Lacombe. O âncora disse que viu o jogo por duas razões. Primeira: que raio de atleticano ele seria se não tivesse visto o jogo, já que sempre defende seu time na TV? Segunda: como o campeonato pertence à emissora para a qual trabalha, seria muito ruim admitir que não viu a partida. Soaria como um desprestígio ao evento exclusivo da Globo.

Porém, a gafe foi visível, uma vez que Chico ficou totalmente embaraçado e sem saber o que dizer. Ficou claro que Chico e Lacombe não haviam combinado nada fora do ar, o que ocasionou na pergunta desastrosa do repórter esportivo ao âncora do jornal. Não sei se aconteceu alguma conversa nos bastidores após o ocorrido, mas que foi algo desagradável, isso foi.

No lugar de Chico, eu diria que não assisti à partida, pois estava em um compromisso na hora do jogo. Seria uma saída menos traumática e mais honesta. A emenda ficou bem pior do que o soneto. Mas a lição que fica é: as conversas antes do programa são necessárias para que situações fora do combinado não pegue os protagonistas da atração de surpresa. TV é produção. E produção é detalhe, como diz Boni. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário:

  1. Realmente,Lacombe surpreendeu o Chico com essa pergunta medíocre.Acho que e televisão,por mais que seja jornalistica,esconde a verdade.Isso deixou claro o Chico.Talvez toda emissora,fazem com que o apresentador pereça da verdade.
    Toda emissora em geral,escondem um pouco a verdade,tipo o Chico que trabalha na proxima emissora,não sabia dizer a verdade,para não deixar os telespectadores desapontados,então remendam para enganar a todos nós.
    Portanto,antes de apresentar um jornal,tem que combinar o que vai falar.Inimigos terão,mas o pior e que terá sempre “aturar“ ele sem puder fazer nada.

    ResponderExcluir