sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O caso Vanusa e os limites da invasão de privacidade



Não é novidade que a cantora Vanusa está internada há cerca de dois meses em uma clínica de reabilitação para o tratamento de depressão, no interior de São Paulo. Pelo menos, essa é a versão oficial da família. Vanusa tem ficado mais conhecida por esquecer as letras das músicas do que por seu belo trabalho nos tempos áureos da Jovem Guarda. Os esquecimentos viraram motivo de piada na internet quando, certa vez, a  cantora errou a letra do Hino Nacional em pleno Congresso.

Segundo Vanusa, os motivos dos esquecimentos são a depressão e a solidão que a carreira trouxe, já que, nas viagens para shows e eventos, sempre ficava sozinha. Por isso, a internação. Quem tem o mínimo de bom senso sabe que, quando qualquer pessoa passa por uma situação delicada como essa, a última coisa que ela quer é expor sua debilitada imagem na mídia.

Porém, alguns órgãos de imprensa são verdadeiros abutres à espera da carniça. Tem gente que diz que os jornalistas adoram uma carnificina, um desastre, para dar mais sensacionalismo às reportagens (nesse viés, o desabamento dos prédios no Rio de Janeiro tem sido um prato cheio para muito colegas de profissão!).

Tudo na vida deve ter limites. Mas tem gente que os ultrapassa constantemente. Segundo dois filhos de Vanusa, membros do programa "Muito +", da TV Bandeirantes, apresentado por Adriane Galisteu, "forçaram a barra" numa tentativa de entrevistar a cantora.

Aretha Marcos e Rafael Vanucci disseram que a equipe do programa usou seus nomes para conseguir entrar na clínica e entrevistar médicos e outros profissionais. De acordo com o rapaz, as pessoas ligadas à atração teriam simulado até um telefonema para ele, numa tentativa de mostrar aos responsáveis pela clínica que teriam autorização dos filhos da cantora para conversar com ela.

A produção do programa ainda teria dito que a divulgação na mídia faria propaganda espontânea da clínica e que seria bom para o estabelecimento. Segundo os colunistas de internet, a emissora foi procurada e não quis comentar o episódio.

Os filhos disseram que Vanusa teve uma crise nervosa depois do ocorrido e precisou ser medicada. Como a emissora não quis se pronunciar, não podemos acusar ninguém sem provas, mas a riqueza de detalhes exposta por Aretha e Rafael sugere que a situação tenha sido, de fato, a relatada por eles.

Se isso aconteceu mesmo, manifesto meu profundo pesar pela equipe do programa. Já sabemos que esse tipo de "atração" (que não atrai nem um pouco quem gosta de ver coisa boa na TV) não faz jornalismo e sim, entretenimento. Mas invadir a vida das pessoas e ainda usar de mentiras para conseguir uma declaração sensacionalista é o fim dos tempos. Por essas e outras, sinto, de quando em quando, imensa vergonha alheia por fazer parte da mídia.

Isso não é jornalismo, nem entretenimento. É crime! É invadir a vida das pessoas! É a briga pela audiência bombástica a qualquer preço! Muita gente sempre reclamou (com razão) que a RedeTV! seguia essa conduta em programas como "Pânico Na TV" e "A Tarde é Sua", de Sônia Abrão. Mas a Band, ultimamente, não está deixando nada a desejar nesse aspecto. Já fez uma edição tendenciosa no programa "Mulheres Ricas" (leia post abaixo) e, agora, este episódio com o "Muito +".

Esse tipo de coisa denigre a imagem e a credibilidade da própria mídia perante o público. Os mais leigos não fazem distinção entre emissoras e programas. Para eles, "tudo é mídia". E, com tais atitudes, jogam na lama também a imagem de gente séria, que procura sempre fazer um trabalho correto, dentro da ética e do bom senso.

Por isso, defendo cada vez mais a TV por assinatura a um custo acessível à população de baixa renda. E é importante lembrar: mesmo os televisores mais antigos, que não possuem controle remoto, têm um seletor de canais. Não engula tudo de bate-pronto. Use o controle e o seletor! Ou o botão de desligar mesmo! Busque alternativas de programação como canais pela internet. Ou leia um livro. Você tem sempre uma escolha. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Um comentário:

  1. PrezadoLeandro,
    Ufa até que enfim encontrei alguém para expressar minha indignação sobre o comentário feito pelo jornalista Mauricio Torres do Esporte fantástico quando comentou sobre as comemorações dos 100 anos dos Santos....só que ele não teve o mínimo de respeito com a cidadã VANUSA; ela não merece será que ele não sabe de toda sua contribuição para a musica e tão pouco a conhece para fazer esse comentário de mal gosto.
    Pronto desabafei.... se você puder mande a ela meu afeto, pois, nós nunca podemos chegar perto das pessoas que admiramos e amamos.
    Atenciosamente,
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir