quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O patrão deve sempre dar o exemplo


Muita gente sonha em ter seu próprio negócio. Os motivos quase sempre são os mesmos. Falta de paciência para aturar chefe, cansaço do trabalho assalariado, perspectiva de aumento de renda e a possibilidade de poder fazer as coisas da maneira como você gosta.

Mas, há aí, às vezes, um erro de conceito que se esconde em nosso subconsciente. A falta de paciência para aguentar as chatices do chefe e o vislumbramento do aumento da renda estão, muitas vezes, ligados à nossa ânsia pelo ócio, pela preguiça.

Ou seja, o dono de um negócio acha que vai ser sempre tudo maravilhoso, que vai poder viajar pelo mundo e descansar enquanto seus funcionários fazem o trabalho duro. Ledo engano. Abrir uma empresa exige, além dos trâmites burocráticos (que são muitos e complexos), a paciência de fazer seu empreendimento ir para frente, crescer.

Isso não acontece da noite para o dia. É preciso persistência, perspicácia, atitude, ousadia, força de vontade e muita gana de vencer na vida. Principalmente no início do negócio, o patrão trabalha muito mais que seus empregados. Afinal, diz o ditado que o "olho do dono é que engorda o boi". Ou seja, isso significa perder todos os finais de semana de lazer em prol do empreendedorismo.

Fiz todo esse discurso para lamentar, mais uma vez, a postura da RedeTV! que demitiu o funcionário Marcelo Nascimento, do programa SuperPop, porque, supostamente, ele pediu que a apresentadora Luciana Gimenez fosse trabalhar em um feriado. A atitude do rapaz teria deixado o marido de Luciana, o empresário Marcelo Carvalho, louco da vida.

O patrão deve sempre dar o exemplo. Quem trabalha em mídia, principalmente em TV, sabe que fim de semana, feriado, datas comemorativas simplesmente não existem. Isso significa trabalho. O pior é que, depois, querem que a dondoca seja levada a sério. Não dá pra levar a sério nem ela, nem o marido e nem a emissora, já conhecida por atrasar salários.

Vê-se, pelos péssimos exemplos da RedeTV!, que algumas emissoras grandes não têm a menor credibilidade. E o glamour não paga as contas no fim do mês. Aliás, glamour só existe para quem vê de fora. Quem trabalha na empresa, com certeza, deve sofrer muito estresse, pressão e achincalhações. Repito. O patrão, o chefe, os que estão acima devem sempre dar o exemplo. Só assim você conseguirá extrair o máximo de seus funcionários em motivação, em produtividade, em vontade de dar e fazer o melhor.

A relação mais horizontal e menos vertical entre patrões e empregados facilita esse tipo de conduta. Quando o funcionário nota que o patrão arregaça as mangas da camisa e vai à luta, ele redobra a motivação para mostrar ao patrão que também pode dar o sangue pela empresa. O reflexo da situação do empreendimento está nas atitudes dos donos. Com tais atos, o proprietário mostra que, para trabalhar na empresa dele, é preciso gana, vontade e esforço. E faz dali uma empresa séria.

É uma pena que nem todos pensem assim. Por isso, muita gente quebra a cara quando resolve abrir o próprio negócio. De sonho, passa a pesadelo, dívidas, incômodo, processos trabalhistas. Basta agir corretamente, com vigor e muito trabalho que seu negócio prosperará. Não faça como Luciana Gimenez e Marcelo Carvalho. Isso desune qualquer equipe. Faça o oposto. Crie uma energia positiva ao seu redor. Seja você o exemplo entre seus pares ou subordinados. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário