segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Twitter pode ser negócio rentável, mas só para gente famosa


Diferentemente do Facebook (onde você faz amigos e encontra colegas das antigas), o Twitter é mais dinâmico e menos dialogado. É muito mais uma via de mão única do que de mão dupla. O Twitter é feito para o público consumidor de informação que recebe conteúdo e compartilha menos. Por isso, já se fala em "audiência" nessa rede social.

E quando se fala em audiência, logo nos lembramos de televisão. As personalidades mais famosas da televisão são as que ostentam mais seguidores. O Twitter está intimamente ligado à imagem das pessoas da grande mídia. E alguns artistas já descobriram que isso pode ser um negócio rentável.

Algumas personalidades chegam a cobrar 15 mil reais ou mais por tweet patrocinado, ou seja, com alguma marca ou produto. A rede social faz marketing viral, com naturalidade. Teoricamente, no Twitter, as pessoas são mais espontâneas e, por isso, suas "recomendações" são mais bem aceitas pelo público.

O ponto positivo é que algumas empresas já entendem que o marketing e o merchandising pela internet é válido e necessário. O ponto negativo é que a maioria delas aposta apenas em artistas já ricos, famosos e consagrados. Um erro. As empresas deveriam variar mais as ações de marketing investindo em emissoras menores e potenciais revelações artísticas.

Isso faria com que o mercado crescesse e as emissoras "nanicas" pudessem investir e contratar bons profissionais, absorvendo a mão-de-obra que inunda o mercado midiático todos os anos. Com certeza, tais empresas poderiam abrir ainda mais seus mercados consumidores. Seria ótimo para a economia e um novo nicho efetivo de trabalho para os profissionais da comunicação. Seria a tal bola de neve positiva. Apesar de não retratar uma tendência, quem sabe essa mentalidade não mude em breve. Um forte abraço.

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