sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Existe liberdade de imprensa no Brasil?


"Você acha que a imprensa de seu país é livre?" Essa foi a pergunta respondida com um sonoro NÃO por 21% dos brasileiros a uma pesquisa realizada pelo Institulo Gallup em 112 países. O resultado foi publicado em novembro pelo site Comunique-se.

Segundo a reportagem, "o Brasil aparece na 47° posição, atrás de países como Kuwait, Nigéria e Senegal. Na lista, o País também aparece perto da Indonésia e do Líbano". Analisando os números com frieza, podemos também ver o outro lado. Ou seja, 79% dos brasileiros acreditam que o país tem liberdade de imprensa. Índice bem expressivo.

A pergunta que este blog faz é outra. O que você, amigo leitor, entende por liberdade de imprensa? Durante minha formação jornalística, entendi que liberdade de imprensa é, não apenas a possibilidade da veiculação livre de opiniões e informações, mas também a não-restrição ao trabalho realizado pelos órgãos de comunicação.

Por exemplo, em algumas situações a imprensa é impedida de entrar em certos lugares para noticiar com precisão determinados acontecimentos. Ter acesso a informações de denúncias políticas é quase sempre algo dificílimo.

Existe também outro tipo de "poda" da imprensa e que é o mais perigoso. É a proibição feita pela própria imprensa. Uma autocensura, muitas vezes movida por interesses de patrocinadores e anunciantes. Nessa "brincadeira", muita coisa deixa de ser publicada ou noticiada. Quem perde sempre é você, leitor, que faz parte do público consumidor de informação.

Mas, temos de ser justos. Nunca enfrentei qualquer restrição ao meu trabalho até hoje. Sempre tive possibilidade de passar as informações de interesse do público. Em uma ou outra pauta a burocracia atrapalha. Mesmo assim, acredito que sempre houve meios de transmitir a informação precisa, clara e cristalina.

E você? Acredita que nossa imprensa seja livre ou não? Um forte abraço.


Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário