segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Os atrasos de salário e a demissão de Rita Lisauskas da Rede TV!


Infelizmente, atraso em salário é algo que acontece com relativa frequência no ramo midiático. Já sofri com isso em um jornal impresso para o qual trabalhava em São Bernardo do Campo. Nesse quesito, a Rede TV! não é exceção. O diferencial é como cada empresa lida com a situação.

A emissora de Amilcare Dallevo lidou da pior forma. A jornalista e apresentadora Rita Lisauskas (foto) fez uma reflexão (e não reclamação!) pública sobre o assunto.

Rita disse em uma rede social que não entendia como um empresário podia dormir tranquilo enquanto os funcionários estavam com dois meses de salários atrasados na semana do Natal. Resultado, Rita foi demitida depois de oito anos de casa.

Pior do que isso, a Rede TV! exige que ela pague a multa da rescisão contratual e disse que foi demitida por justa causa, por revelar "informações internas e sigilosas da emissora". Simplesmente patética a postura da empresa de comunicação.

Já tinha ouvido que os salários lá atrasavam, mas não sabia que a postura da emissora era essa. Rita condoeu-se da situação delicada de seus colegas e ganhou um pé naquele lugar. Lamentável. Enquanto os salários na Rede TV! atrasam, seu proprietário, Amilcare Dallevo, está construindo a maior casa particular do Brasil.

A mansão deve ter 17 mil metros quadrados e 43 quartos. As maiores casas do país têm cerca de 2 mil metros quadrados. Acredito que isso diz tudo. A demissão de Rita não a transforma em mártir, mas serve para mostrar a solidariedade dos companheiros com a jornalista. Competente, Rita logo estará empregada. Digamos até que sua imagem saiu fortalecida do episódio.

Ficar sem receber salário é deprimentente. Só quem passou por isso sabe como é. Você não pode fazer compras a prazo, já que não tem a certeza do depósito na conta no fim do mês. Condomíno, água, luz e gás acabam atrasando também. Você acaba se envolvendo em dívidas e sua vida vira uma bagunça. Também presto aqui minha solidariedade à Rita. Ela foi corajosa e fez o que poucos fazem nos meios de comunicação: defendeu seus colegas! Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário