segunda-feira, 6 de junho de 2011

Valorização do profissional no ambiente de trabalho é fundamental



Existe uma frase no meio jornalístico que diz que, "enquanto os médicos pensam que são Deuses, os jornalistas têm certeza". Às vezes, a sociedade atribui ao jornalista um poder enorme que, na realidade, ele não tem.

No entanto, os jornalistas e demais profissionais da mídia gostam de ouvir uns elogios de vez em quando. Ter o trabalho reconhecido massageia o ego de qualquer profissional. Por isso, a valorização do profissional no ambiente de trabalho é fundamental em qualquer corporação.

O trabalhador começa a se sentir mais útil para a empresa. E essa sensação traz mais felicidade ao ambiente corporativo. Muitas vezes, até mais do que uma gratificação material. No mundo midiático, isso se reflete em mais criatividade na hora de fazer uma reportagem. Tanto para quem escreve o texto, como para quem edita a matéria.

O reconhecimento profissional pode vir de várias maneiras. Pode vir em forma de trabalho, quando, por exemplo, você recebe do seu superior tarefas mais importantes para executar. Isso demonstra que tem confiança em você. São novos desafios diários que vão sendo superados. A valorização também pode vir também em forma material. Com gratificações ou aumento de salário, acompanhados de uma promoção no cargo.

Por outro lado, o contrário também provoca efeitos no profissional. Nocivos. A falta de valorização desmotiva, entristece. Contribui para a queda de produtividade e para a formação de um ambiente de trabalho mais pesado, com um clima ruim. A soma de tudo isso começa a causar incômdo no funcionário e desperta nele a vontade de deixar o emprego e procurar uma colocação em outra empresa.

Essa é uma das razões pelas quais defendo que o jornalista que aparece na TV deve sempre citar o nome de seus companheiros. Cinegrafistas, assistentes e editores. Desde que não apareça o nome deles em lugar nenhum da reportagem. Reportagem de TV é um trabalho coletivo.

Em rádio e jornal a coisa muda um pouco. O Jornalista mesmo consegue gravar e editar a matéria. Em TV, todos dependem de todos. Ninguém ganha sozinho. Nem perde. Por isso, repito. Todos devem ser valorizados. Desde que, efetivamente, mereçam. Pela dedicação e esforço mostrados no âmbito profissional. Afinal, ninguém vai valorizar quem não se empenha. Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário