quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atualização de portifólio - 15/06 - Comparando reportagens com Globo e Rede TV!

No último domingo, 12 de junho, dia dos namorados, Guarulhos realizou um casamento comunitário inédito na cidade. Mais de 500 casais concretizaram o sonho de "subir ao altar" e trocar alianças, com as devidas bênçãos.

São pessoas de famílias carentes, que jamais conseguiriam realizar tais procedimentos por conta própria. A empresa de telefonia e banda larga GVT custeou as despesas com cartório e foi a principal patrocinadora deste momento de felicidade para os noivos.

Os vestidos foram cedidos por lojas da cidade e as outras despesas ficaram a cargo da Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade. Presenciei o enlace de muitas histórias de amor nesse dia. E também, aproveitei para aprender mais sobre minha profissão.

Vários jornais da cidade estiveram presentes ao evento e também grandes emissoras de TV aberta como Globo (com a repórter Ananda Apple), Rede TV! (com a repórter Débora Aguillar) e o SBT.

Minha reportagem está postada abaixo. Antes dela, estão os links das reportagens de Globo e Rede TV! para comparação (a do SBT não achei até o momento). Assim, pude observar como cada emissora tratou o mesmo tema, a mesma pauta, de maneiras diferentes. Tudo depende de seu público-alvo e do veículo que divulga o conteúdo.

Minha reportagem foi ao ar pelo Canal Guarulhos e está disponível também no site da Prefeitura. A reportagem de Ananda Apple foi ao ar no Bom Dia São Paulo de segunda, 13/06 e a matéria de Débora Aguillar passou no programa Manhã Maior, da Rede TV!, na mesma data.

A Globo fez um vídeo mais geral, abrangendo o evento como um todo. Não fez muita menção a dia dos namorados nem a Santo Antonio (cujo dia é celebrado em 13/06). Achei bem "feijão-com-arroz". E na passagem, ela citou o atraso dos noivos. Não achei muito elegante.

Aqui também pode entrar um outro componente. Desde que me conheço por gente, a Ananda é repórter da Globo. Faz isso há muitos anos. E, às vezes, o cansaço, o estresse ou mesmo a falta de motivação podem fazer com que sua cabeça deixe de lado a criatividade para "ligar no automático".

Meu chefe sempre diz que nunca devemos deixar que nosso cérebro entre no automático. Temos, todos os dias, de tentar nos superar e fazer das pautas simples coisas legais. Lembre-se: é mais fácil transformar uma pauta boa em ruim do que o inverso. Por isso, tente sempre extrair o máximo daquilo que você faz.

A matéria da Rede TV! focou num casal de personagens, ex-moradores de rua, que conseguiram se casar. Também os entrevistei, mas eles apenas compuseram parte da minha história. Veja os vídeos abaixo e compare as reportagens. É interessante ver como cada veículo trata uma pauta. Espero aqui seu comentário, sua visão e sua opinião sobre os vídeos. Um forte abraço.

Globo - Bom Dia São Paulo: http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/casamento-comunitario-reune-500-casais-em-guarulhos/1534948/

Rede TV! - Manhã Maior: http://www.redetv.com.br/Video.aspx?124,28,196634,entretenimento,manha-maior,casais-participam-do-casamento-comunitario

Prefeitura de Guarulhos - Canal Guarulhos (abaixo)

3 comentários:

  1. Vou comentar como expectador que sou.Todas as reportagens da Globo são sempre as mesmas coisas, a mesma " tiradinha " o mesmo ritmo e embalo. Confesso que já cansei disso e muitas vezes prefiro ver os Jornais da Cultura com a Poly ou o Record News com o Herodoto Barbero com quem tive a honra de ser aluno e ver muitas palestras dele. A Globo é superficial demais, chega a dar raiva. Mas (in)felizmente sou obrigado a dizer que em matéria de qualidade eles estão anos luz da maioria das outras emissoras.

    ResponderExcluir
  2. Qdo achar a materia a reespeito do casamneto coletivo ccoloca ai pra gente......

    ResponderExcluir
  3. Só não achei a do SBT. Estou tentando encontrar, mas no site da emissora não tem!

    ResponderExcluir