quinta-feira, 3 de março de 2011
TV Corinthians inaugura nova modalidade de emissora
Pode ter surgido, no último dia 1º de março, uma nova modalidade de emissoras de TV no país. Foi inaugurada a TVC ou TV Corinthians, primeira emissora de televisão voltada única e exclusivamente para um clube de futebol. O canal é o número 10 da TVA, mas ainda deve aparecer em breve nas grades da NET e da SKY.
Sou suspeito para falar, pois uma das pessoas que tocam o barco é um grande e competente parceiro meu. O excelente profissional da comunicação Léo Lucas. Ele e o Marcão (outro parceiro) são sócios da produtora L2M, uma das responsáveis pelo conteúdo da programação.
Esse tipo de emissora pode virar moda em pouco tempo. Afinal, o povo brasileiro adora futebol e televisão. É a combinação perfeita de entretenimento. O São Paulo também tem um projeto parecido, mas na web. Não tão ousado.
A TVC será a grande cobaia para o bem ou para o mal. Será um modelo a ser seguido ou a ser esquecido. Tudo vai depender do sucesso ou fracasso que colher. Torço pelo amigo Léo. Que tenha muito sucesso e que o desempenho seja bem aceito pelos telespectadores. Pelo menos, a iniciativa é ótima.
Verdade seja dita. O departamento de marketing do Corinthians, com o Luís Paulo Rosenberg, sempre tentou inovar, o que é muito válido no futebol brasileiro, que ainda carece de muito profissionalismo. Aliás profissionalismo e futebol são palavras antagônicas por aqui.
A rivalidade entre os clubes pode ser um ponto forte para que esse modelo de canal de comunicação com o torcedor se amplie, já que a vaidade acaba falando mais alto. Bom para jornalistas e outros profissionais da mídia, que terão novas oportunidades no mercado de trabalho.
Mas, uma reflexão séria deve ser colocada aqui, para o amplo debate e comentários dos leitores deste blog. A questão ética e profissional do jornalista. Explico. Quase todos os jornalistas orgulham-se de serem "imparciais" (apesar de ser impossível). Na TV Corinthians, os lances dos adversários serão narrados sem alegria. E os do Timão, claro, com a vibração lá em cima.
Algo completamente justificável, visto que o canal é de determinada equipe e o que o torcedor quer é que os rivais se danem. O foco tem de ser o torcedor. E nenhum gosta que os lances narrados contra sua equipe sejam de forma alegre, pois ele fica enfurecido quando as coisas não dão certo.
A questão é: se um jornalista mais famoso fosse contratado pela TV Corinthians, faria isso? Se fizer, comprometeria sua imagem? Será que ele se declararia como torcedor de tal equipe? Mais tarde, ele teria espaço no mercado de trabalho, em emissoras tradicionais, depois de ter agido dessa forma?
É algo a se ponderar. É um vínculo muito forte. O torcedor não gosta. Imagine se determinado locutor se assumir corintiano ou narrar na TV Corinthians e depois trabalhar em outra emissora e tiver de transmitir um clássico entre Corinthians e Palmeiras ou Corinthians e São Paulo. Ficaria esquisito. Seria visto com enorme desconfiança.
Então os funcionários devem ser todos corintianos? Não necessariamente. O torcedor apaixonado não separa as coisas. Nós, profissionais, sim. Por isso acredito que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
É importante que os telespectadores saibam que, naquele momento, o narrador vai vestir a camisa do time. Torcendo por ele ou não. Será uma espécie de "torcedor profissional" fazendo seu trabalho. De qualquer forma, o novo modelo de TV está lançado. O mercado vai se ampliar. Fato. Só fica o alerta de que todo cuidado é pouco. Forte abraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Torço para que haja uma enxurrada da Tv´s de clubes desde Corinthians até Palestra São Bernardo, claro que também me preocupo com a qualidade e a forma com que os profissionais irão se portar perante o público. Mas entendo que se houver exageros, serão punidos com a queda de audiência e fuga de patrocínios.
ResponderExcluir