quarta-feira, 30 de março de 2011

A importância do "media training"


O "media training" é uma das vertentes de trabalho do jornalista. Esse método tem crescido muito nos últimos anos, tanto quanto a comunicação empresarial. "Media training" nada mais é do que o treinamento de potenciais entrevistados para lidarem com os órgãos de imprensa.

É quase como uma minifaculdade relâmpago de jornalismo. O jornalista ensina como é a profissão, os métodos de trabalho nos diferentes veículos de comunicação, as dinâmicas de produção, etc. Assim, pode instruir o orientado a se portar bem diante de entrevistas.

Na verdade, o "media training" vai até um pouco além. Também se preocupa com imagem, postura, modo de passar o conteúdo. É bem interessante. E muita gente precisa. Pena que nem todos pensem assim. E alguns cometem falhas bobas em entrevistas. Isso acaba com a credibilidade de uma empresa.

Em Guarulhos, onde trabalho, visitei algumas empresas para fazer uns vídeos institucionais e percebi em alguns entrevistados um despreparo incrível para as respostas. Em outras, no entanto, fui surpreendido pelo alto nível da comunicação interna e das assessorias, com pessoas que falavam bem e extremamente bem preparadas.

Quando comparados os vídeos, nota-se que os depoimentos fazem a diferença. A edição salva muita coisa, mas nem tudo. Edição não cria personalidade, não cria tom de voz, não incute na pessoa o modo como ela deve passar a informação. Isso é trabalho de meses, anos. É estrada longa. Não se molda ninguém da noite para o dia.

Por isso, a importância de um curso de "media training". É válido, inclusive, para alguns jornalistas que não têm a menor noção do que estão fazendo no mercado. Para empresários, atletas, médicos, especialistas, enfim, fontes de entrevista em potencial, é obrigatório. É assim que se descobre o melhor caminho de passar uma informação importante.

Indico abaixo dois livros que podem ajudar a se aprofundar no assunto. Um é de Heródoto Barbeiro. "Mídia Training - como usar a imprensa a seu favor". E o outro, da minha amiga Nancy Assad e de Reinaldo Passadori. "Media Training - como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade". Boa leitura. Um forte abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário