quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A função da TV é "mastigar" a informação para o telespectador


A pessoa chega em casa por volta de 19h30, exausta do trabalho. Toma um banho, janta e coloca, literalmente, os pés para cima. Estica-se no sofá e, como faz a maioria dos brasileiros, liga a TV para procurar algo de bom para assistir. Amigo leitor, se você ainda não foi protagonista de uma cena como esta, com certeza, um dia será.

Ver televisão é um hábito quase involuntário do brasileiro. E quando o cidadão senta-se diante da telinha, o que ele menos quer fazer é pensar e ter de usar o intelecto tão desgastado durante a jornada de trabalho intensa. Quando assistimos à televisão, queremos relaxar.

Por isso, programas de entretenimento noturno como novelas, game-shows e futebol fazem sucesso. Porém, alguns telejornais também são exibidos à noite. E não há nada mais chato e massante do que um telejornal recheado de notícias chatas, com textos rebuscados e recheados de termos técnicos e palavras enfeitadas.

Por isso, a linguagem televisiva deve ser direta, simples e objetiva. Tem de ser também prática e didática. O texto em TV é coloquial. Sem gírias, obviamente. Mas deve ser escrito de maneira simples, do modo como falamos no dia-a-dia. Quem assiste a uma notícia na telinha deve ter a condição de (mantida a atenção, claro) absorver todo o conteúdo de uma vez só. Afinal, a TV não dá ao telespectador a possibilidade de voltar o vídeo para rever a notícia.

Assim, a televisão deve "mastigar" a informação para o público. Deve deixá-la, como diz a gíria, mamão com açúcar. Os textos "difíceis" na TV, em vez de informar, desinformam, pois dissipam a atenção do telespectador. A TV é um meio de comunicação que deve ser atraente. Por isso, Boni, ex-diretor da Rede Globo, sempre insistiu nos detalhes.

TV tem de ser espetacular, atraente, bonita também. Mesmo no jornalismo, os detalhes são importantes. Menos do que a informação, mas têm sua relevância. E com texto simples, fácil. Aos amigos jornalistas, estudantes ou curiosos pela profissão, uma dica. Leia todos os textos que fizer para TV em voz alta. Corte o excesso e veja se algumas palavras mais complicadas podem ser substituídas por outras mais simples.

Veja se a informação está explicada corretamente, com didatismo e simplicidade. E não tenha preguiça. A função do jornalista é, muitas vezes, entender situações e conceitos complexos e simplificá-los para o público. Os nutricionistas dizem que devemos mastigar os alimentos de 30 a 40 vezes antes de engolir. O mesmo deve fazer um jornalista com a informação antes de sua veiculação. Isso ajuda a informar. Um forte abraço.

Facebook: https://www.facebook.com/leandro.martins.1232760
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário