sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dica de leitura: livro On Camera



Aos estudantes universitários de jornalismo, rádio e TV, cinema (ou qualquer curso superior que seja voltado à produção audiovisual) e aos alunos de Ensino Médio que pretendem seguir uma dessas carreiras, indico este belo livro de Harris Watts. Claro, os curiosos em saber mais sobre mídia e TV também estão convidadíssimos a ler.

On Camera é uma espécie de manual técnico de como construir um bom programa de TV e até realizar a produção de pequenos filmes. O melhor de tudo é que, apesar de explicar a parte técnica da televisão, a linguagem do livro é bastante simples. Ao final de cada capítulo, existem alguns resumos bem interessantes que podem ser transformados em fichas úteis para profissionais da técnica e para os que aparecem à frente do vídeo, atores, repórteres, apresentadores, etc.

A leitura o leva a entender melhor a linguagem da TV, a maneira como as coisas acontecem do outro lado da telinha. Explica, por exemplo, alguns métodos de edição, de enquadramento feitos pelos cinegrafistas e de que maneira isso interfere (às vezes até inconscientemente) no momento em que assistimos a um filme, um programa e uma novela.

É uma leitura agradabilíssima para quem gosta de mídia e para quem trabalha especificamente com vídeo. Apesar desta edição (foto) ser de 1990, muita coisa ali continua atual. Outras podem ser desprezadas por causa do rápido avanço tecnológico. Por exemplo, alguns métodos de produção e edição que hoje não se aplicam mais com a era digital.

No entanto, ainda serve como guia para a produção de vídeos, programas e filmes na maioria das grandes emissoras brasileiras e internacionais, como a própria BBC de Londres (Inglaterra). Na verdade, o livro é a base dos cursos de treinamento da BBC. A grande ênfase é para a parte prática, desde a ideia inicial até a realização final de um programa de TV. Vale muito a pena! Um forte abraço.

Ficha técnica:
Watts, Harris
On Camera: o curso de produção de filme e vídeo da BBC.
São Paulo: Summus, 1990.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário