segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Novelas não precisam se ater aos fatos reais; jornalismo sim



Quero pedir licença a você, amigo leitor, para meter minha colher num tipo de programa de televisão que sempre acompanhei desde criança: a novela. Recentemente, ouvi críticas severas à novela das 21h, Salve Jorge, no que tange ao realismo.

Muita gente disse que o assassinato das pessoas traficadas com aplicação de drogas nas veias (para simular uma overdose) era irreal. Como não conheço tais práticas criminosas, não sei se são ou não plausíveis no mundo real. Porém, uma coisa é certa: no mundo imaginário tudo é plausível.

Novela não é jornalismo. Muitas novelas de hoje são chatas justamente por tratarem várias questões com um realismo quase jornalístico. Realismo que as pessoas já estão enfadadas de tanto ver em suas próprias vidas e nos jornais. O jornalismo sim, deve sempre se ater à verdade, aos fatos reais, com narrações objetivas, precisas e informativas.

Novela é dramaturgia, é obra de FICÇÃO! Oras, se é ficção é porque não é realidade. E aí vale tudo! E tem que valer! Novela é fábrica de imaginação, de sonhos, de fantasias. É faz-de-conta. É terra que abriga os mais pitorescos personagens da literatura, como Gabriela, extraída da obra do saudoso Jorge Amado. Quem tem compromisso com a realidade é o jornalismo. As novelas não!

Lembro-me de personagens lendários de Roque Santeiro, como a viúva Porcina, Sinhozinho Malta (foto) e o próprio Roque... lembro-me de personagens interessantíssimos de A Gata Comeu, Selva de Pedra, Tieta, como Perpétua que guardava o pênis de seu falecido marido em uma caixa. Tem personagem mais antológico? Não sei se existe alguém que faça isso na vida real, mas era muito divertido deleitar-me com esses seres da ficção.

Transportar o realismo extremo para novela é uma chatice. Deixem isso para o jornalismo. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário