segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A comunicação colaboartiva: a multiplicação dos blogs



Antigamente, as pessoas só sabiam o que acontecia no mundo por meio da leitura dos jornais. A imprensa escrita tinha uma credibilidade imensa nos séculos XIX e início do XX. Mais tarde, o rádio surgiu como alternativa e, posteriormente, veio a TV.

Todos esses meios sempre foram veículos essencialmente de "mão única". Ou seja, noticiavam os fatos sem dar espaço para a participação efetiva do público na escolha das pautas e no modo de conduzir a linha editorial das reportagens.

Isso também vale para os veículos de entretenimento, como algumas revistas, programas musicais no rádio e programas de variedades na TV. Com o surgimento da internet, uma verdadeira revolução se processou na mídia. Muita gente, cansada de ler, ouvir e ver os velhos e ultrapassados formatos da comunicação, tem buscado outros meios de se informar.

Os blogs permitiram que os autores anônimos pudessem auxiliar os jornalistas mais efetivamente na confecção das reportagens. Hoje, é possível identificar tendências na internet. Tanto de consumo, como de informação. Com os blogs, um morador de uma cidade do interior pode chamar a atenção para algum fato relevante, que pode ser alvo de cobertura nacional, como uma indústria com um vazamento de gás, por exemplo.

Ou então pode ater-se aos fatos mais corriqueiros, como um buraco em sua rua. A diferença é que, ao estar na internet, a notícia torna-se pública e conhecida. Qualquer pesquisa no Google pode levar ao blog do morador que noticiou um entupimento de bueiro.

Qualquer notícia que antes era "anônima" e pouco vista, agora pode ser difundida e vista em qualquer parte do planeta. Desta forma, o jornalismo deixou de ser exercido apenas pelos jornalistas. Os blogueiros exercem de modo incisivo a comunicação colaborativa, com informçaões importantes para o levantamento de pautas interessantes.

E é algo necessário hoje em dia. Por mais que leia e se informe, um jornalista não tem 40 olhos nem 50 ouvidos. Ele recorre, obviamente, à pesquisa para descobrir pautas de interesse público. E uma grande parte desta pesquisa vem hoje da internet. Por isso, é importante também que os blogueiros publiquem as informações corretas e usem fotos para complementar o material. Qualquer telefone celular hoje permite a captação de imagens, áudio e vídeo.

Conclusão: estamos na era da comunicação colaborativa, na qual a atuação de cada indivíduo é importantíssima para a disseminação do bom jornalismo e para pluralizar os modos de observarmos a sociedade. Hoje, cada cidadão com acesso à internet é um comunicador em potencial. Isso não significa que o diploma não seja necessário para trabalhar com isso de forma oficial. É necessário sim! Mas a colaboração do público é fundamental para que a informação seja propagada para a grande massa de uma maneira correta, precisa, objetiva e verdadeira, características do (BOM) jornalismo. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário