quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
As repetidas e necessárias pautas do jornalismo diário em feriados
Notícia não tem hora nem lugar para acontecer. Desastres podem ocorrer em finais de semana, feriados, Natal, etc. No entanto, com exceção dos tais desastres, geralmente, os feriados são datas "mortas" para o jornalismo diário (hard news). Fica tudo meio paradão, sem grandes acontecimentos e com poucas novidades.
Haja criatividade de pauteiros, repórteres e editores para contarem boas e inéditas histórias nestes períodos de feriadão. Como atualmente a correria é grande e existe a necessidade de cumprir o tempo de exibição de um telejornal, o jeito é apostar em velhas e repetidas pautas.
Links em ruas e estradas (foto) sempre dão, ao vivo, boletins do tráfego. As estradas costumam estar bem movimentadas enquanto as cidades vivem calmaria e tranquilidade. Também são comuns as pautas sobre preços de diversos produtos vendidos em épocas específicas. Por exemplo, cotações de fantasias no Carnaval (e opções para fazê-las em casa), ovos de chocolate, na Páscoa, brinquedos e presentes, no Natal.
É o chamado "mais do mesmo". As pautas repetidas ou tradicionais são necessárias, já que abordam serviços e utilidade pública para o consumidor de informação. Mas cabe ao repórter ter habilidade de contar uma história diferente, que envolva o público. Cabe ao pauteiro e aos produtores descobrirem novidades para que o foco da reportagem não caia na mesmice.
É uma tarefa que exige bastante intelecto e trabalho braçal. Mas também é algo a mais que pode diferenciá-lo dos demais profissionais e colocá-lo um degrau acima. Conseguir histórias imprevisíveis em momentos previsíveis pode, futuramente, dar-lhe a condição de também ser o escolhido para cobrir pautas interessantes como grandes eventos.
Tudo depende do que você mostrar em serviço. Gana, disposição, inteligência, não acomodação, vontade de aprender sempre. É papel do jornalista se reinventar a cada dia. Um forte abraço.
Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário