sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Alguns termos técnicos e jargões do jornalismo e da mídia



Outro dia, um conhecido virou para mim e perguntou: "mas o que é esse tal de 'OFF' que você tanto precisa gravar"? Foi aí que me dei conta de que nós, jornalistas, respiramos tanto nossa profissão diariamente que usamos alguns termos técnicos que as pessoas que não trabalham na área desconhecem e que para nós são extremamente comuns.

Por isso, para quem gosta de mídia e tem curiosidade em saber mais sobre nossa profissão, aqui vai um mini glossário com termos técnicos e alguns jargões.

Off: é a locução do jornalista, que vai "por trás" das imagens. Ou seja, o texto feito pelo repórter é narrado e "coberto" com imagens que se relacionem com o conteúdo que o repórter escreveu. Exemplo: se no off de uma reportagem sobre aumento dos combustíveis o reporter cita o novo preço, é normal colocar junto deste texto uma imagem das bombas mostrando o novo valor.

Sonora: é o depoimento de um entrevistado. Por exemplo, quando um dono de posto fala sobre o aumento ou então o presidente da Petrobras.

Decupagem: é quando o jornalista assiste ao material gravado e anota os tempos das imagens e das declarações que vai utilizar na reportagem.

Lauda: é um papel cheio de marcações específicas com os textos que devem ser lidos pelo apresentador ou com os textos da reportagem. Existem laudas de rádio e de TV. Para cada tipo de lauda, as marcações são diferentes.

Cabeça: é a chamada de uma reportagem, o texto que a introduz. Também executada em rádio e TV.

Matéria: o mesmo que reportagem.

Fonte (menção na foto): são pessoas, materiais, provas, textos, produtos de pesquisa que auxiliam o jornalista a apurar e publicar uma informação. Por exemplo, uma testemunha de um crime pode ser uma fonte, assim como um livro, filme, outro veículo de comunicação, etc.

Dead line: é o prazo que o repórter tem para entregar a reportagem para o editor ou o prazo para o fechamento de uma edição de jornal. Isso acontece em todas as mídias e veículos de comunicação.

Sangria: termo utilizado no jornalismo impresso. É quando a área a ser impressa ultrapassa a margem habitual da publicação. Esse recurso é utilizado para que, no momento em que a máquina cortar o papel, não corte o conteúdo e sim apenas a margem de sangria.

Barriga: é um jargão que significa notícia falsa ou mentirosa.

Citei aqui os termos mais comuns encontrados na profissão. Tem milhares de outros mais específicos. Caso eu cite algum aqui sem querer ou perceber, por favor, amigo leitor, avise-me. Este blog é feito para informar e não para confundir. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário