sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A famosa discussão entre Galvão Bueno e Renato Maurício Prado



Recentemente, durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres, um fato ocorrido fora das competições chamou a atenção do público que acompanha esporte. Principalmente, dos telespectadores do SporTV.

Uma discussão pública (no ar) entre o jornalista Renato Maurício Prado e o apresentador Galvão Bueno, em um dos programas da emissora, tornou-se o centro das atenções por alguns dias na Vila Olímpica. O resumo do ocorrido é o seguinte. Com o programa no ar, o assunto a ser debatido seria vôlei.

Galvão ia fazer um retrospecto das medalhas da Seleção Masculina nas Olimpíadas e começou citando a prata conquistada em Los Angeles, em 1984. Nesse momento, Renato disse assim: "agora diga aquilo que você me disse fora do ar! Que o Brasil só ganhou a prata porque a União Soviética boicotou a competição. Fala aí!" Veja o vídeo abaixo. http://mais.uol.com.br/view/ofj6vrny8naf/discussao-entre-galvao-e-comentarista-no-sportv-04020D193362D0893326?types=A&

Renato referiu-se a algo que Galvão conversou com ele fora do ar. Portanto, em "off". Gosto muito do Renato Maurício Prado. É um cara equilibrado, inteligente, fala e escreve bem. Mas nessa ele foi mal. Errou. Galvão ficou uma fera no ar. Defendeu-se, disse que estavam diante de milhões de pessoas e que o comentarista deveria ter mais responsabilidade, pois existem comentários que podem ser feitos no ar e outros não. Renato alegou que era uma brincadeira e disse que Galvão estava sendo deselegante.

Houve um bate-boca entre os dois durante alguns segundos e os demais convidados ficaram com caras de espanto. Mais tarde, Galvão foi quem pediu desculpas a Renato por ter se exaltado. No fim, o programa terminou até com um bom clima. Desfecho: a emissora não renovou o contrato de Renato, que deve mesmo deixar o SporTV.

Vamos lá. No meu ponto de vista, como disse acima, Renato pisou no tomate. Jamais um comentarista e colega de trabalho pode falar no ar algo que foi conversado em "off". Ainda mais algo relativamente comprometedor. Isso é colocar o colega na fogueira, em uma saia justíssima perante o público.

Galvão, apesar de ter se exaltado, fez tudo em "legítima defesa" e teve a cordialidade de pedir desculpas. Já Renato, pelo que se sabe, não pediu desculpas publicamente nem fora do ar. Fato que deixou a direção da emissora irritada.

Sou apresentador de televisão e entendo totalmente o lado de Galvão. Ele foi jogado aos leões, como se fosse o vilão da história. E sua imagem ficaria arranhada se ele não se defendesse, naquele instante, do comentário de Prado. Talvez tenha exagerado um pouco, é verdade, mas não notei deselegância em momento nenhum.

Existem coisas que podem ser ditas no ar e coisas que não podem. Milhões de pessoas assistiam ao programa. Renato foi, de fato, irresponsável. Resumo da ópera. Galvão, desta vez, estava com a razão. Também entendo que o ocorrido não seria suficiente para a emissora não renovar com Prado. Se esse foi o único motivo para a não renovação de contrato, achei rigor demais.

De tudo isso, fica uma lição. Ainda que você trabalhe entre amigos, tenha sempre muito cuidado com o que você fala no ambiente corporativo. Isso vale para pessoas de todas as empresas, em todos os setores.

No caso de quem trabalha à frente das câmeras de televisão, o cuidado deve ser redobrado com o que se diz no ar e, principalmente, fora dele. No ar, o que você disse estará gravado para sua defesa. Fora dele, não. Será sua palavra contra a do seu "oponente". Para quem tem muitos inimigos ou vive cercado de pessoas invejosas, o cuidado deve ser triplicado! Não diga nada, nem mesmo para aqueles que você considera amigos, que você acredite que possa ser usado um dia contra você. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com a sua opinião Leandro. E vou acatar suas dicas para quando me tornar um profissional ser sério e ético!!
    Abraço!

    ResponderExcluir