quinta-feira, 29 de março de 2012

Um jornalista também precisa ter criatividade

Na faculdade de jornalismo, aprendi que o texto no chamado "hard news" deveria ser objetivo, direto, simples, coeso, conciso, enfim, sem adjetivos e palavras que sugerissem um conceito subjetivo das coisas.

Alguns alunos ficam tão acostumados e "enquadrados" nesse formato que acabam ligando o "piloto automático" na vida profissional. Esquecem-se, portanto, de que temos um cérebro pensante que nos possibilita fazer uso da criatividade.

É verdade que muitos alunos hoje em dia têm preguiça de pensar. Mas também é igualmente verdade que a maioria das universidades não incentiva e nem explora o lado criativo dos alunos. As aulas de diagramação e de fotografia, por exemplo, deveriam estimular mais a imaginação dos estudantes.

Às vezes, um aluno escapa dos lugares comuns e, em sua vida profissional, mostra traços de genialidade. Foi o que aconteceu com a capa do diário carioca O Dia, na homenagem a Chico Anysio, ao anunciar sua morte (foto que abre o post).

Um dos maiores humoristas que este país já viu, Chico Anysio caracterizou-se pela "múltipla personalidade" ao desenvolver e interpretar cerca de 209 personagens dos mais diversos e variados tipos.

O editor (ou quem quer que tenha tido a ideia da capa), com uma perspicácia invejável, publicou uma foto principal de Chico, rodeado por 60 de seus personagens e manchetou: "Morreram Chico Anysio". Genial! A criatividade deve sempre fazer parte do trabalho do jornalista, do comunicador.

Se você está entrando na faculdade agora e, ao frequentar as aulas, ouvir sempre aquela velha história sobre objetividade, concisão, coesão, coerência, etc, preste atenção. Isso é muito importante e, de fato, permeia nossa carreira. Mas também levante a mão e questione seu professor. O jornalismo não pode ser extremista. Não pode ser nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Exercite seu lado imaginativo, abra sua mente, navegue em outras águas, vislumbre outros horizontes. Com treino e uma ajudinha da inspiração, todos nós também podemos ter bons momentos de genialidade. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário