segunda-feira, 19 de março de 2012

A função do vídeo no web jornalismo


Posso dizer que tenho alguns anos de experiência em web jornalismo e TV web. Estou nisso desde maio de 2008, quando estreei no comando do Esporte na Rede, atração que apresento até hoje na UPTV (www.uptv.com.br), toda segunda-feira, AO VIVO, às 18h45.

Também trabalho com web TV em Guarulhos, na produtora Lumiar Multimídia, na qual sou editor-chefe de um programa semanal. Toda semana, fechamos entre quatro e cinco reportagens para o site da Prefeitura local, que faz questão de dizer que investe em web TV (o que considero um ponto muito positivo para a administração pública).

Muita gente torce o nariz quando se fala em web TV. Acha que a qualidade é ruim ou amadora. De fato, isso se deve a muitos amadores que, sem nenhum critério, passaram a "investir" na produção de vídeos para a internet achando que, dando a câmera nas mãos de um repórter, conseguiriam publicar reportagens com qualidade igual às do padrão Globo.

Resultado: o que vimos (e ainda vemos) na internet é uma enxurrada de matérias mal feitas, mal produzidas, mal narradas, mal editadas, sem ritmo e sem qualidade de aúdio e vídeo. Isso contribui muito para propagar a imagem ruim que as pessoas fazem da web TV.

No entanto, existem órgãos e emissoras competentes que tentam se esmerar muito na produção dos vídeos on line. Mas é preciso admitir que não é todo veículo que tem vocação multimídia. Tem veículo que sabe tudo de jornalismo on line, em foto e texto, mas não consegue desenvolver um vídeo.

Para fazer TV, é preciso investimento. Equipamentos de boa qualidade como câmeras, microfones, luzes, cabos e ilhas de edição. Mais do que isso, é preciso investir em profissionais qualificados, tanto na reportagem, quanto na gravação (cinegrafista) e edição (editores de imagem e de conteúdo) das matérias.

O conceito de web TV ainda não está solidificado no Brasil. Web TV significa a possibilidade de assistir a conteúdos diversos pela internet. A qualquer hora, de qualquer lugar. Quando você, amigo leitor, assiste aos melhores momentos do jogo do seu time do coração, por exemplo, está assistindo web TV sob demanda. Viu os lances no momento em que achou melhor e não apenas quando a TV normal transmitiu.

Existem emissoras (como a em que eu trabalho) que gostam de exibir o conteúdo ao vivo e, posteriormente, deixam armazenado para consulta. Acho uma ótima ideia. É a verdadeira web TV. Com programação ao vivo, gravada, reprisada e sob demanda.

Não existe a necessidade de tudo ser ao vivo. O conceito de web TV é mais amplo. É a possibilidade da disseminação de informações de todos os lugares do mundo (principalmente do seu bairro) para todos, bastando um clique para que uma situação seja conhecida.

Muita gente usa o recurso do vídeo on line para fazer denúncias. Lembro-me do caso de um senhor que estava com problemas na geladeira e a assistência técnica da empresa não os resolvia. Ele gravou um vídeo, colocou na internet, espalhou nas redes sociais e virou febre. Foi muito acessado. A empresa prontamente resolveu o problema dele, dando, inclusive, uma geladeira nova. A única ressalva é que ele fez um vídeo amador. Mas o exemplo serve para que as pessoas entendam o poder que o mundo virtual, as redes sociais e os vídeos web podem exercer hoje no mundo real.

Em casos de denúncia, as imagens sempre chamam mais a atenção das autoridades. Como buracos na rua, postes de luz elétrica com fios soltos, árvores em vias de cair, prédios em mau estado conservação que podem desabar a qualquer momento. Hoje, todos são "repórteres" em potencial. Na verdade, fiscalizadores da sociedade.

Porém, para que o vídeo chame a atenção e seja atraente, é preciso ritmo, boa locução, bom texto, boa edição, boas imagens. E isso só uma equipe profissional pode executar. Em entrevista ao site Comunique-se, o jornalista e diretor da S2 Publicom, Rubens Meyer, há 15 anos no mercado de comunicação digital, disse que "o jornalismo online ainda não aprendeu uma coisa básica do vídeo, que é o ritmo. Muita gente fala da duração, mas esquece que um vídeo tem que ter emoção, ritmo e vários ingredientes que tornam esse produto um sucesso".

Portanto, não permita que os maus profissionais enxovalhem a imagem e o conceito de web TV, que é muito bom e interessante. Só precisa ser melhor desenvolvido e disseminado. Procure, pesquise e assista às emissoras web que fazem um trabalho respeitável. Acredito muito na web TV no Brasil. Se bem tratada, é um tipo de mídia que terá um futuro promissor. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário