segunda-feira, 5 de março de 2012

O "mergulho de cabeça" do jornalista na profissão


O início de carreira em qualquer área apresenta diversos obstáculos e dificuldades. No jornalismo não é diferente. Principalmente no começo, enfrentamos longas jornadas de trabalho de mais de 12 horas, salários ínfimos, perdemos fins de semana e feriados.

Nesse momento, é estabelecida uma divisão entre os que efetivamente vão continuar na carreira e os que a abandonarão. Ganhar pouco, trabalhar muito e perder alguns dias que poderiam ser de descanso como os finais de semana tornam-se motivo de descontentamento para uma boa parte dos jornalistas em início de carreira. A vontade de mudar de área é constante e passa a dominar alguns profissionais. Provavelmente, estes não vão seguir na área.

Outros encaram o desafio com bravura e certa naturalidade, apesar de também ficarem contrariados. Sabem que faz parte do trabalho, da carreira, do cotidiano. Estes, vão seguir em frente e mergulhar de cabeça na profissão. Quando isso acontecer, os desafios serão encarados de uma forma menos pesarosa.

E aí o jornalista, então formado e diplomado na faculdade, passa a ser jornalista na prática. Da mesma maneira como a faculdade pré-seleciona quem vai ou não seguir na carreira (pois muitos desistem ainda na graduação), assim também o faz o cruel mercado de trabalho.

Por isso, repito mais uma vez o que sempre digo aqui. Mesmo estando em uma faculdade de bom nível, procure mais informações sobre a profissão que pretende seguir. Converse com profissionais, assista a palestras, visite empresas, tente entender a rotina e pesquise sobre o início de carreira de quem hoje já está estabelecido em um bom cargo.

Só assim você vai poupar tempo e acertar mais do que errar. Mergulhe de cabeça na sua profissão e faça dela, além do seu simples ganha-pão, uma diversão e um orgulho. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Um comentário:

  1. Boa Le...
    Se alguém tivesse me dito isso há alguns anos atrás, talves estaria em outra profissão, mas consequentemente não teria te conhecido... Então como eu sempre digo... nada é por acaso...Deus escreve certo por linha tortas. Mais uma vez arrasou no post

    ResponderExcluir