quarta-feira, 14 de março de 2012

Os caminhos para alcançar o cargo pretendido


Todo mundo sonha em trabalhar na sua área de formação, ser reconhecido pelo esforço profissional e obter sucesso na posição que ocupa dentro de uma empresa. Porém, para chegar ao tão almejado posto, muita gente aceita começar na corporação em uma vaga completamente diferente daquela em que gostaria de atuar.

Por exemplo, você, amigo leitor, já deve ter ouvido casos de pessoas que começaram em grandes empresas como motoboys, faxineiros ou copeiros (servindo cafezinho) e hoje estão em cargos bem remunerados ou até fazem parte da diretoria.

Existem dois caminhos. Tem a pessoa que começa nesses cargos mais baixos e, com o salário, consegue fazer uma faculdade e aí melhora de nível hierárquico dentro da empresa. Ou então aquela pessoa que já tem um diploma universitário e aceita entrar na empresa em um cargo mais baixo para aguardar a oportunidade de subir lá dentro.

Esse é o caso da radialista Joice Luciana (foto que abre o post), que recentemente deixou a equipe de reportagem da Rádio Capital. Formada desde 1995, ela começou na empresa em 2007, como recepcionista e aguardou a oportunidade para se tornar repórter e produtora. E quando a chance apareceu, ela estava preparada e agarrou com unhas e dentes.

Hoje, o mercado midiático é muito competitivo, acirrado e estrangulado. Portanto, começar em outros cargos pode significar uma boa porta de entrada, principalmente em grandes conglomerados de comunicação como emissoras de TV aberta, rádio e jornais impressos de larga circulação.

A questão é: você teria paciência para esperar a oportunidade surgir? Porque ela não é garantida. Pode ser que, em um mês no novo emprego, já apareça uma novidade para você. Mas pode ser que você trabalhe por dez, 15 anos no mesmo cargo e nunca surja a tão sonhada chance. É um exercício e tanto.

A pessoa que aceita trabalhar em determinado cargo e almeja outra posição deve ter isso bem claro na mente. Para que ela seja bem vista na empresa, deve desempenhar a função que exerce da melhor maneira possível. Se for para servir café, que o faça com maestria e competência, para que todos se lembrem de seu trabalho. Faça isso com um sorriso no rosto. Só o ato de sorrir já cativa muita gente.

Aguarde a chance de mostrar seu talento. Não cause tumultos na empresa nem se meta em assuntos que não sejam de sua alçada. Mas fique sempre atento ao que se passa ao seu redor. Assim, quando alguém pedir sua opinião sobre determinada coisa, ela já estará formada e solidificada. Isso conta pontos positivos. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário