quarta-feira, 21 de março de 2012

As reportagens investigativas, as denúncias e as câmeras escondidas


Recentemente, a TV Globo fez uma reportagem investigativa especial sobre fraudes em licitações e o pagamento de propinas. Foram dois meses de trabalho árduo dos repórteres Eduardo Faustini e André Luiz Azevedo. A matéria exibia negociações entre Faustini (disfarçado como gestor de compras do hospital pediátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e algumas empresas que disputam licitações para prestar serviços a órgãos públicos.

As imagens e o aúdio mostram que as licitações eram fraudadas e as próprias empresas combinavam o resultado. Todo mundo levava uma fatia do bolo, inclusive os funcionários públicos.

Evidentemente, a reportagem só pôde ser feita com a ajuda de câmeras escondidas e com o disfarce do repórter, que se passou por outra pessoa. Tudo foi feito com o consentimento da diretoria do hospital.

A pergunta que fica é: você aprova o uso de câmeras escondidas e disfarces para a confecção de reportagens com tom de denúncia? Eu sim! Mas as imagens colhidas à revelia dos personagens que participaram da matéria não servem diretamente como prova para a polícia, já que foram feitas sem autorização dos mesmos.

Qualquer tipo de gravação de imagem e som, além de grampos telefônicos, só valem como prova jurídica se estiverem devidamente autorizados por um juiz. E para que ele autorize, é preciso um pedido do Ministério Público. Ou seja, tem burocracia. Assim, as pessoas vistas na telinha são tratadas apenas como suspeitas. A partir de agora, as investigações começam e procede-se a abertura de inquérito.

Tem muito jornalista que não defende o uso da câmera escondida ou do disfarce. Penso da seguinte maneira. Se essas imagens não fossem gravadas e exibidas, alguém ficaria sabendo da falcatrua? Provavelmente, não. Então, mesmo que as imagens não valham inicialmente como prova jurídica, ajudam a, pelo menos, abrir as investigações e instaurar o inquérito.

Infelizmente, o Brasil tem a pecha de ser o país da picaretagem. E, de fato, muitas vezes isso se confirma. Por isso, nada mais justo do que usar artifícios ardilosos para combater a bandidagem muito mais ardilosa. É fogo contra fogo. Bateu, levou!

Gostaria de ver sempre reportagens investigativas como essa no jornalismo brasileiro. O "Fantástico", programa dominical da TV Globo, vinha mesmo sendo muito raso e não cumprindo o papel de revista eletrônica que se propunha a desempenhar. Confesso que esse tipo de reportagem pode mudar o olhar e a confiança que alguns telespectadores depositam sobre a atração. Além de atrair mais audiência, é claro.

Há quem diga que câmera escondida é crime e disfarce é falsidade ideológica. Para mim, crime é quem vê a atuação dos bandidos e tem a chance de denunciar, mas não o faz. Não sei se alguém já falou ou usou esses termos, mas, nesse caso, o que o jornalista faz é um "crime positivo". Um crime para o bem.

E, com isso, não pode ser considerado vilão e sim um fiscalizador da sociedade, que é um deveres da nossa profissão. Particularmente, eu usaria todos esses recursos e até me passaria por Papai Noel se preciso fosse para desmascarar pessoas que lesam a verba pública. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

11 comentários:

  1. Os meios utilizados são validos desde que toda a gravação seja mostrada na integra. Quem garante que o repórter não induziu todos ao erro.

    CS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ponto de vista respeitável. Porém, o repórter, geralmente, não induz ninguém a erro. Deve, somente, relatar a história. Exibir na íntegra toma um tempo descomunal da TV. Então a grande responsabilidade pela fidelidade da história está nas mãos de repórter e editor. E ainda passa pelo editor-chefe. Ou seja, é muita gente para ser enganada ou manipulada. Já vi e vivi muita coisa e nunca vi uma "teoria da conspiração" dessa maneira. Mas respeito seu ponto de vista. Obrigado pelo comentário. Um abraço.

      Excluir
  2. Gostaria de saber se você filma escondido e faz reportagens com os pais de uma professora do Rio de janeiro em um colégio municipal.
    Relatos do meus filho e demais crianças:
    vocês são burros
    senta o rabo ai
    São todos uns merdas
    Quem manda aqui sou eu, nem mesmo a diretora manda em mim
    Posso ser presa, mas ainda mato um de vocês. Se chamar o pai ou a mãe mato também.
    Hoje estou feliz! Ninguém tirou mais que três na prova.
    Esta professora também não estrega provas, não diz as notas, retira ponto se o cabeçalho estiver errado, retira ponto se comer chiclete, ou seja, só retira pontos e os alunos têm medo de falar na aula dela. Tentei com a diretora diversas vezes e desde o início do ano estas coisas vem ocorrendo. Estou tentando com vocês, se não der certo sou capaz de ir até a professora e gritar com ela, só espero que não me dê vontade de bater nela.

    (21) 88673575

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, meu caro... O que expressei aqui é apenas uma opinião sobre o uso de câmeras escondidas para denúncias. Se seus filhos estão sendo maltratados por diretores e/ou professores, recomendo que vc procure a polícia ou então a grande imprensa para fazer uma reportagem em estilo denúncia. Mas fico muito feliz que vc tenha procurado este blog para fazer um desabafo. Um gde abraço.

      Excluir
  3. Cara boa noite preciso de um reporte como vc para fazer uma reportagem em uma empresa de pedágio que estar tratando seus funcionários como escravos e com muitas ameaças diárias de mandar em borá por justa causa sem justificativa e mandando as pessoas dobrar depois de 12Horas trabalhadas cara vamos fazer uma reportagem da quelas para democracia brasileira.contato 24 99558282 ou raphaelpc@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Fico feliz com suas palavras e agradeço de coração. Eu, felizmente, já tenho um trabalho e moro em São Caetano do Sul - SP. pelo DDD do seu telefone, já percebi q vc é de outro estado. Recomendo o seguinte. Peça para que alguém grave tais atrocidades com um celular. E, com o material em mãos, procure um jornal local mais próximo com a história ou ligue para as grandes emissoras e ofereça a situação. A Globo tem feito boas reportagens investigativas, principalmente no Fantástico. Um forte abraço!

      Excluir
  4. Gostaria de denunciar desvio de verba dentro da UERJ e esquemas de facilitações para ingressar na faculdade por troca de favores pessoais. Distribuição de diplomas para agregar mais títulos sem de fato haver participado.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de informar, que os funcionário da empresa Dinamica q recolhe lixo em são João de Meriti, acabam de fazer uma paralisação, por falta de pagamento e tiket alimentação, neste momento os funcionários estão de braços cruzados, e ameaçam não recolher o lixo das portas de toda população. O depósito fica localizado na Venda Velha próximo ao shopping Grande Rio...Fica a dica

    ResponderExcluir
  6. A Prefeitura de São Gonçalo precisa realmente de uma limpeza, as passagem não abacham, Ricardo Pericar falando mau da Ampla, e iludindo e mentindo para população que vai tirar a Ampla de serviço, mentira, e os superiores, da area de saude, obras, mais pricnipamente da AREA DE SAUDE tem chefes colocando a familia inteira para receber por que trabalhar que e bom nada tem parentes deles que estao recebendo 1300, para trabalhar 24hs na semana, e um absurdo. Atençao População de São Gonçalo vamos denunciar, Jornais reportes investiguem.

    ResponderExcluir
  7. tenho também uma denuncia sobre um pastor que é deputado de nome Isidoro da cidade de candeias a alguns km de salvador na Bahia que se utiliza de menores de rua e adolescentes para trabalho escravo em sua propriedade sem ter nenhum fim de recuperação ou ensino a não ser para seu próprio fim lucrativo . Espero que alguém de uma olhada la para ver as calamidades que ocorrem sobre a sombra do pastor

    ResponderExcluir
  8. Sugestão para investigação: Há reclamações no site reclameaqui sobre uma empresa e-comerce,(Amora Rosa Boutique), que aplica golpes, vende e não entrega os produtos, a proprietaria dessa empresa possui perfís com nomes falsos, mais está fácil de ser encontrada, pelo facebook ela deixa muitos rastos.

    https://www.facebook.com/mariah.sa.5?fref=ts

    http://www.blogdaamorarosa.com/

    http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=99478&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22

    ResponderExcluir