quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O conceito errado da teledramaturgia sobre o jornalismo


Se você, amigo leitor, gosta de assistir a novelas, deve ter notado que, nos últimos tempos, os personagens jornalistas estão se multiplicando nas tramas. Na novela "Fina Estampa", da TV Globo, são dois (Marcela - já morta e Beto Júnior - conhecido por publicar notícias bombásticas e temido pelas pessoas). Na próxima novela das seis, "Amor, Eterno Amor", também da TV Globo, serão mais dois.

Sobre a conduta de Marcela (personagem interpretada por Suzana Pires), ameaçadora e antiética, já comentei neste blog. Beto Júnior (interpretado por Danilo Sacramento - foto que abre o post) já fez pior. Publicou uma notícia chocante sem ouvir todos os envolvidos.

Todos na trama o temem, como se ele fosse até uma espécie de vilão, que ameaça a vida das pessoas. Outros personagens morrem de medo de ficar cara a cara com ele, numa simples entrevista.

À primeira vista e, para um leigo, a impressão que se tem é a de que o jornalistas são todosmonstros, bichos-papões ferozes e antiéticos, que fazem de tudo por uma notícia bombástica, não se importando com as vidas dos envolvidos. Esse conceito que a teledramaturgia passa sobre os jornalistas é muito errôneo.

Notícias relevantes ou bombásticas são frutos de investigações sérias e de obtenção de provas. Não se publica uma linha sequer de um jeito qualquer, aos trancos e barrancos, aos borbotões. E quem assiste a esse tipo de novela acaba achando que é assim que funciona a profissão. Isso é contribuir para a desinformação do público, justamente quando a função do jornalismo é informar.

Resumo da ópera: amigo leitor, não leve em consideração os retratos de jornalistas feitos nas novelas. Não se assemelham em nada à realidade da profissão. São personagens absolutamente caricatos. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

2 comentários:

  1. Muito da hora o seu blog
    volto mais vezes

    Caio Francisco
    Niterói - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Caio! Seja bem-vindo! Atualizo segunda, terça, quarta e sexta! Um abração!

      Excluir