sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Não é somente "o aluno que faz a faculdade"


Quando você, amigo leitor, foi procurar conselhos sobre qual carreira seguir e em qual faculdade estudar, deve ter ouvido uma centena de vezes aquele velho clichê: "ah, tanto faz o lugar em que você vai fazer o curso. Afinal, o aluno faz a faculdade". Se você ainda está no Ensino Médio, pode ter certeza de que vai ouvir isso muito em breve.

A frase diz apenas meia verdade. Para que um aluno faça uma boa faculdade e saia com a sensação de ter aprendido o essencial para desempenhar sua profissão decentemente, é preciso que haja esforço de ambas as partes. Uma formação sólida é feita 50% pelo aluno e 50% pela universidade. A faculdade também faz o aluno.

De nada adianta um grande autodidata em uma faculdade precária ou um aluno preguiçoso em uma ótima faculdade. A combinação tem que ser positiva, tem de "dar liga".

Ao aluno cabe esforçar-se, ter vontade de aprender, dedicar-se ao máximo, empenhar-se na execução dos trabalhos, das tarefas e sempre agregar conhecimento. A preguiça é a mãe da acomodação e da paralisia cerebral no aprendizado. Se você é aluno, não deixe que o ócio o domine. Esqueça a internet. Use-a apenas para o essencial. Leia livros interessantes, leia jornais, revistas, atualize-se!

À universidade, cabe dar a estrutura adequada para que o aluno desenvolva satisfatoriamente seu aprendizado, com capacidade de assistir o estudante em aulas teóricas e práticas, com bons e funcionais equipamentos, salas adequadas, dependências e instalações com o mínimo de conforto e, acima de tudo, BONS professores! Aquele que ensina é a figura fundamental na formação do aluno e futuro profissional. Portanto, ter BONS professores é mais do que necessário.

Algumas faculdades particulares, também conhecidas como caça-níqueis, montam vários cursos na grade, mesmo sem estrutura adequada, contratam profissionais meia-boca (e lhes pagam péssimos salários), tudo isso apenas para ter alunos matriculados e dinheiro entrando em caixa.

Isso é mais do que enriquecer às custas de alunos enganados, é formar cidadãos, profissionais e seres humanos medíocres. É nivelar por baixo. É pegar a educação do país, que já é precária, e terminar de jogá-la na lata do lixo, mesmo com tanta gente fazendo um curso superior.

Por isso, as melhores faculdades ainda são as mais tradicionais, com nomes mais fortes no mercado. Pesquise bem antes de decidir em qual universidade você vai se matricular. De preferência, tente assistir aulas como ouvinte e pergunte aos alunos se gostam do curso, se aprendem teoria e prática, se os professores são bons.

Acredite, isso vai poupar seu tempo e dinheiro. Em tempo, desejo a você um bom Carnaval. Agitado para quem gosta da folia, calmo para quem quer apenas descansar. Aproveite com responsabilidade. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário