sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fox Sports Brasil estreia domingo com incertezas e equipe cara


Quem gosta de esportes e assiste TV por assinatura vai ter mais uma opção para acompanhar jogos além dos canais ESPN e SporTV. A Fox Sports promete vir com tudo para botar fogo no mercado e transmitir várias competições. Já comprou os direitos de exclusividade da Copa Libertadores da América e deve também transmitir jogos do Campeonato Italiano.

A estreia oficial do canal é dia 05/02, próximo domingo. Mas a emissora ainda não negociou a distribuição do sinal para grandes operadoras de TV por assinatura, como NET e Sky. Apesar disso, montou uma equipe cara. Dizem que poucos ali são os que ganham menos de 40 mil reais por mês.

Fazem parte do time: Anita Paschkes (ex-ESPN e Rede TV!), Eduardo Elias (ex-apresentador do "Rock Gol", da MTV), Erich Pelitz (ex-"Malhação", da Globo), Renata Cordeiro (ex-SporTV), José Ilan (ex-Globo), Tammy Di Calafiori (atriz da Globo em novelas como "Passione" e "Alma Gêmea").

A narração das partidas caberá a Éder Reis, Hamilton Rodrigues, João Guilherme e Marco de Vargas. No comentário, o ex-árbitro Carlos Eugênio Simon e o jornalista Paulo Julio Clement. Na reportagem, André Cavalcante, Fernando Caetano (ex-ESPN), Flávio Winick, Juliana Rios e Victorino Chermont (ex-Globo).

Assisti no FX (canal da Fox) à partida entre Flamengo e Real Potosí, pela rodada de volta da pré-Libertadores. A transmissão teve o padrão SporTV. Mas Carlos Eugênio Simon ainda está muito preso, pouco didático e falando sem firmeza. Problemas típicos de quem não está acostumado com mídia (apesar de Simon ser efetivamente jornalista). Aliás, incrível como as emissoras contratam ex-árbitros que cometeram erros grotescos na carreira para serem comentaristas.

Esse considero um erro crasso. Pelo menos, o comentarista de tática é um jornalista conhecido e não um ex-jogador. O fato é que a criação de mais um canal esportivo mexe com o mercado. Espero que o canal dure bastante e que continue comprando direitos de transmissão de mais campeonatos para dar diversidade à programação esportiva em TV fechada.

Apenas acredito que emissoras novas poderiam dar oportunidades também a talentos e revelações do jornalismo. Gente jovem, com sangue novo e outra visão editorial. Nisso, quase todas as emissoras agem de modo igual. São velhacas e conservadoras. O que é uma pena para focas e recém-formados na área. O mercado não deve ser restrito, mas sim, ampliado.

RECADO IMPORTANTE - alguns leitores comentam em meus posts e fazem perguntas. Agora, o Blogger fornece um mecanismo com a possibilidade de responder as dúvidas no próprio comentário. Eu respondo a todos os comentários no mesmo dia ou no dia seguinte, sempre nos posts em que foram feitos. Muita gente tem mandado dúvidas e não tem lido as respostas. Então fiquem ligados que eu sempre respondo por ali! Obrigado pelo carinho da sua leitura! Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

2 comentários:

  1. Espero que um dia tenhamos um canal esportivo aberto que passe uma programação de qualidade. Atualmente temos o esporte interativo, mas não passa nada que é bom, futebol tupiniquim então nem se fala.

    ResponderExcluir