Em qualquer empresa, organização e estrutura adequada são fundamentais para que engenheiros, mecânicos, executivos, secretários, jornalistas, editores, cinegrafistas, padeiros, pizzaiolos e demais profissionais de todas as áreas e setores desenvolvam um bom trabalho.
É preciso também apostar em bons profissionais. O fato é que, muitas empresas, sejam de mídia ou não, acabam indo à falência por falta de investimento estrutural e organizacional. A organização é a mãe da estrutura. Com organização, consegue-se identificar as carências da empresa, os tempos ociosos de funcionários e outras brechas que interferem na qualidade e na produtividade.
Não adianta ter uma estrutura gigantesca e pouco trabalho a fazer, assim como não resolve ter uma estrutura reduzida e muita coisa a ser feita. Ou vai sobrecarregar, ou vai ter gente sem fazer nada durante o expediente. A organização consegue eliminar grande parte destes problemas.
Quando falo em organização quero dizer planejamento. Os chefes devem parar um pouco com a correria, sentar, refletir sobre a empresa e não querer fazer tudo de qualquer jeito. É preciso conversas e reuniões sérias e produtivas com as direções para que estas situações se ajustem.
Não é à toa que o Boni criou o padrão Globo de qualidade. Ele é minucioso. Sempre pensou nos detalhes, jamais admitiu erros. Sua organização, aliada à grande estrutura que teve nas mãos, fizeram a TV Globo estar hoje entre as quatro maiores emissoras do planeta.
Essa é a receita para o sucesso. Misture organização com estrutura e acrescente bons profissionais. Mexa sempre e espere que o volume de trabalho, demanda e também de lucro dobre de tamanho. Leve para o forno e o resultado é um lindo bolo que apetece a todos os públicos.
Boa organização significa que cada coisa deve ficar em seu lugar. Parece óbvio, mas muitas empresas sequer conseguem organizar seus documentos em pastas. Estrutura significa ter um espaço adequado ao ramo de atividade que a empresa executa, equipamentos bons, funcionais e modernos, gente de qualidade, com inteligência, no comando e na execução das ações.
Muitas empresas de mídia querem fazer muito com com pouco. E aí acabam se dando mal. Porque farão um trabalho sem qualidade ou irão, fatalmente, entregar o serviço fora do prazo. A foto acima representa bem o que acontece no mercado. É preciso paciência, inteligência e vontade de empresas e clientes para que um trabalho saia bem feito.
Tem emissora de TV que atrasa os salários da equipe. Isso significa falta de organização. E o lugar começa a virar a casa da mãe Joana. Salários pagos em dia são fundamentais na organização empresarial, pois só assim o empregador poderá cobrar de seu contratado profissionalismo, correção e qualidade.
Tem jornal que não tem equipamento nem para tirar foto. Falha estrutural. Não dá para fazer milagre! Simples assim. As empresas, de modo geral, principalmente as de mídia, precisam apoiar-se nesse tripé para vingarem: organização, estrutura e bons profissionais. Com isso, não tem como uma empresa dar errado e só vai fechar se o proprietário quiser.
Se você, amigo leitor, for empresário, pense nisso com carinho. Se for assalariado, leve esta reflexão para os donos da empresa em que trabalha. E um dia, se você virar empresário, mantenha essa ideologia que o sucesso o acompanhará eternamente. Um forte abraço.
Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress
Nenhum comentário:
Postar um comentário