segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

As empresas de mídia, as demissões e a instabilidade do mercado


Janeiro é um mês que sempre movimenta o mercado de trabalho na mídia, tanto em contratações como em demissões. Enquanto presenciamos a criação de uma nova emissora esportiva (Fox Sports), por exemplo, vimos também demissões na Folha de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Rede Record e Band.

Infelizmente, os profissionais da mídia são obrigados a conviver com a instabilidade do mercado. As empresas privadas contratam e demitem muito. Algumas substituem jornalistas experientes por estagiários. Outras preferem apostar justamente em profissionais tarimbados e os contratam por altos salários.

Tudo depende da demanda do momento. O fato é que, nesse meio, não há muita segurança para desenvolver um trabalho a longo prazo e em paz. A pressão é constante e a concorrência, enorme. A instabilidade sempre predomina.

Quem decide cursar jornalismo na faculdade e ingressar na área, deve estar preparado para isso. Num dia, vai dormir empregado. No outro, acorda "à disposição do mercado". O pior de tudo isso é que nossas contas são fixas. E não ficam suspensas temporariamente enquanto não encontramos uma vaga de emprego.

Por isso, a dica para os estudantes de jornalismo ou profissionais da comunicação recém-formados na área é a seguinte: não mantenha a ilusão de que trabalhar em uma grande corporação seja a garantia de alta remuneração e estabilidade. Muitas vezes, fazer um concurso público no setor pode render um salário melhor, pressão menor e tranquilidade para trabalhar.

É preciso desmistificar certas ilusões. Nem sempre uma grande empresa é um bom lugar para trabalhar. Vide o número gigantesco de demissões. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Um comentário:

  1. Ei Leandro, estou vivendo esse pesadelo no momento. Acabei de me formar mas infelizmente preferiram continuar com estagiários na revista onde eu trabalhava a me contratar. Fiz muitos sacrifícios para me formar com experiência na área. Mas o jornalismo é isso aí, não é?

    A ajuda a gente a manter uma página no facebook.

    Dá uma olhada lá, tá.

    Até mais e sucesso na carreira.


    http://www.facebook.com/JornalistasExplorados?fref=ts

    ResponderExcluir