quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Existe uma maneira certa de escrever para crianças e adolescentes?


Escrever para crianças e adolescentes sempre foi um desafio para os jornalistas. É preciso uma medida certa para que o texto não fique infantilizado demais e nem adulto demais. A abordagem de certos assuntos mais delicados para os adolescentes como sexo, drogas e violência exigem palavras precisas, claras e concisas.

Fiz em meu trabalho de conclusão de curso uma revista que falava sobre meio ambiente. O público-alvo era composto por jovens que cursavam o Ensino Médio em escolas públicas no ABC Paulista. Tivemos uma excelente orientação. Algumas gírias podiam e deviam ser usadas para melhorar a comunicação com o público. E funcionou.

Já para escrever um texto mais direcionado a crianças, frases curtas e simples são as mais recomendadas. Evite termos muito técnicos. Porém, se você escrever uma palavra mais difícil no meio do texto, pode representar um desafio para os garotos, que buscarão no dicionário seu significado e, assim, melhorarão o vocabulário e a cultura geral.

Não existe receita de bolo nem fórmula mágica. O segredo é não subestimar nem superestimar seu público. E tratá-lo com respeito sempre. Fazer um texto de forma natural é o mais recomendável. Caso contrário, pode parecer forçado demais.

Mesmo assim, não é fácil achar o ponto certo dessa tênue linha. O ideal é mostrar o texto a parentes e amigos das idades que você quer atingir. Podem ser sobrinhos, priminhos, filhos de amigos. Submeta-os à esta leitura e ouça o que eles têm a dizer. Afinal, a opinião deles é mais abalisada do que de muitos jornalistas experientes. É uma pesquisa de mercado feita diretamente com o público-alvo. E vai dar a você mais subsídios para que componha um texto melhor. Um forte abraço.

Facebook: Leandro Martins
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário