quarta-feira, 6 de julho de 2011

O diploma faz falta...


O resultado da extinção do diploma de jornalismo, pode ser visto e sentido, principalmente em São Paulo. Segundo reportagem de Izabela Vasconcelos, publicada no site Comunique-se, 40% (pasme!) dos registros são concedidos a profissionais sem formação na área.

Uma pena. A bandalheira legalizada só faz piorar a qualidade da programação de emissoras de rádio e televisão. Pelo menos, nos jornais impressos e revistas, a qualidade não cai tanto, porque, obviamente, não é todo mundo que sabe escrever (bem).

Para escrever, é preciso ler muito. Ter dom, talento. Pesquisar, ser bem informado. Tudo que muita gente sem diploma não é. Principalmente quem faz maior uso do corpo (bunda e afins). É uma estatística pra lá de assustadora.

Segundo o site Comunique-se, no período de 1º de julho de 2010 a 29 de junho de 2011, "foram concedidos 11.877 registros, sendo, 7113 entregues mediante a apresentação do diploma de Ensino Superior e 4.764 por meio da Decisão/STF, a partir da ordem do Supremo Tribunal Federal, que em junho de 2009 extinguiu a obrigatoriedade da graduação específica em jornalismo para o exercício da profissão".

Ou seja a concorrÊncia pelas vagas no mercado de trabalho fica muito mais acirrada. Isso abre espaço para muitos aventureiros que se enveredam na comunicação por falta de coisa melhor para fazer. Fico indignado.

No estado de São Paulo a coisa é ainda pior. O número de não-diplomados com registro chega a quase 52%. Complicado. Não critico quem acaba desistindo da profissão. É muita podridão. Mas também exalto quem ainda tenta lutar com talento próprio para sobreviver na selva de pedra jornalística. Haja coragem! Um forte abraço.

Um comentário:

  1. VC disse tudo! é uma vergonha! uma bandalheira legalizada! uma pena q tenha chegado nesse nível!

    ResponderExcluir