segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Democratização dos meios de comunicação: a promessa da internet grátis


Quando o rádio surgiu no Brasil na década de 1920, eram poucos os que podiam comprar um aparelho. Tanto é que muita gente se vestia a rigor apenas para reunir a família e ouvir rádio na sala de casa. Os homens de terno e as damas de social completo.

Aos poucos, o rádio se popularizou e os aparelhos passaram a ser baratos. O mesmo aconteceu com a televisão, com a diferença que os aparelhos também evoluíram tecnologicamente com o passar dos anos e alguns ainda possuem um preço salgado.

Tanto o rádio quanto a TV possuem emissoras de sinal aberto para que ouvintes e telespectadores as sintonizem de forma gratuita. Apesar disso, entendo que o leque de opções de canais na televisão aberta ainda é pequeno. O público merecia ter maior poder de escolha e mais concorrência por uma programação de qualidade e não pelo lixo que hoje vemos, de modo geral.

Apesar de não serem todos gratuitos, alguns jornais impressos e algumas revistas são distribuídas sem custo ao público o que, de certa forma, ajuda a difundir a informação. Ou seja, para que a democratização da informação fique ainda mais completa, falta apenas a gratuidade da internet, tão prometida por alguns políticos em diversos estados brasileiros.

Existem alguns locais de livre acesso ao público para uso da internet, mas a oferta é muito pequena se comparada à demanda. O ideal seria a instalação de grandes antenas com emissão de sinal público para bairros inteiros. Paulatinamente, a cobertura chegaria às cidades e aos estados. Assim, teríamos a verdadeira internet livre.

A importância que este meio de comunicação conquistou junto ao público justifica a implantação da internet livre e grátis. Faz parte da inclusão digital, da divulgação da informação. O acesso à internet aumenta a passos largos no Brasil, mas o preço ainda é alto para a maioria do povo brasileiro.

A gratuidade iria promover a ampliação ao acesso à internet. Mais do que isso, favoreceria o surgimento de novos veículos de comunicação e difundiria outros, como as web TVs e web rádios. Para o jornalismo, seria um bem e não tenho dúvidas de que aumentariam as ofertas de vagas e empregos.

É uma situação que deveria ser analisada com carinho pelos mandatários do país. Hoje, a internet ajuda todos os setores da sociedade. Cursos online ampliam o conhecimento, melhoram a empregabilidade e movimentam a economia. Vale a pena investir nesse projeto. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Um comentário:

  1. Espero que este dia chegue logo, quero muiiito poder navegar a vontade na web, de preferência gratuitamente !!!

    ResponderExcluir