segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Os programas de TV feitos com chroma key



Para quem não conhece, o chroma key é um efeito de vídeo, no qual os elementos principais (apresentadores, entrevistados, repórteres e alguns móveis pequenos como mesinhas de centro e cadeiras, por exemplo) ficam em um cenário monocromático (geralmente verde ou azul) em um estúdio de televisão ou lugar similar (foto).

Graças à computação gráfica, esse fundo verde ou azul é substituído, recortado e, no lugar, pode ser inserido o que o operador desejar. Alguns programas usam o chroma apenas ao fundo do apresentador. Outros usam no estúdio inteiro, fazendo assim um cenário virtual em 3D.

Muitas emissoras hoje utilizam esse recurso como forma de economizar na confecção de cenários. Com o chroma, não é necessário ter elementos reais no cenário como banners, tapadeiras, bancadas imensas, tapetes, etc. Além disso, o recurso permite que um mesmo estúdio possa ser usado para a exibição de vários programas, o que é mais complicado de executar quando o estúdio possui um cenário físico.

O problema de usar chroma é que, se não for bem recortado, o resultado final é um desastre. Fica feio, mal feito e parece trabalho amador. Por isso, todo cuidado é pouco. E claro, vale lembrar: ninguém que for participar de uma gravação que envolva chroma key pode ir com roupa da mesma cor do fundo. Caso contrário, o conteúdo que estiver sendo exibido no chroma será exibido também na roupa da pessoa vestida com a mesma cor do fundo.

Por isso, repito: todo cuidado com chroma é pouco. Se uma vírgula sair do planejado, o resultado final pode ser horrível. Ainda assim, é um recurso muito usado hoje para aumentar a economia das emissoras com materiais para cenário. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário