quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
TV tem excesso de conteúdo de igrejas e vendas a varejo
Nestes dias em que meus programas de esporte favoritos estão de férias (inclusive o meu, o Esporte na Rede), aproveito para ficar zapeando na TV por assinatura. E o que percebi é que existe um exagero de canais específicos e mesmo de horários vendidos em alguns canais para a exibição de programas de igrejas (foto que abre o post: programa de RR Soares) e vendas a varejo.
Este país, às vezes, parece piada. Como se não bastasse a TV por assinatura custar uma fortuna (sem motivo para isso), ainda se dá ao luxo de esbanjar canais inúteis. Com exceção dos canais específicos como Disney, Discovery, National Geographic, Animal Planet, ESPN, SporTV e outros bem definidos e segmentados, a programação, mesmo da TV paga, é muito fraca.
Entre assistir à exibição de demônios ou às ofertas das lojas, prefiro a internet. Aliás, muita gente prefere. Por isso, a Rede Globo terminou 2012 a pior média de audiência da sua história (14,7 pontos). E note que estamos falando de uma emissora líder de audiência no país e que passa longe das igrejas ou das vendas a varejo.
A ampliação da internet gratuita no país e da banda larga atraíram novos usuários que encontraram na rede mundial de computadores uma diversão melhor do que ver TV. A internet é um ambiente muito mais prazeroso. Dá a liberdade de assistir aos programas dos quais gosta no momento em que você deseja. Permite que você converse com seus amigos, navegue pelos sites de notícias (democratização da informação) e conheça várias pessoas nas redes sociais.
A internet permite escutar músicas, mandar e-mails, exibir, assistir e editar vídeos e uma gama de tarefas que a tornam infinitamente mais atraente do que o veículo superficial e de mão única que é a televisão. É, sem dúvida, a melhor alternativa à falta de conteúdo oferecida pelas emissoras tradicionais e aos irritantes programas de igreja e de vendas.
Sempre digo que fazer TV custa caro. E fazer uma programação original e de boa qualidade, mais ainda. Mas é possível, desde que não haja excessos nem exageros que irritem o telespectador. Devagar, a internet está roubando a audiência da televisão e a tendência é que esse processo continue numa crescente por vários anos.
Assim, não vou me surpreender se, em 2013, a Rede Globo registrar uma média de audiência ainda menor do que em 2012. O telespectador é sábio. Se a programação não agrada, ele muda de canal. E se o outro canal também não agrada, vai para a internet. Com razão. Forte abraço.
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Realmente é de doerrrrrr, ficar o tempo todo vendo alejados andarem, pseudo pastores pedindo depositos em c/c além das inúmeras ofertas de produtos que ninguem usa e quando compra é pra ficar guardado (risos). Realmente é triste ver TV Aberta. Mas a Tv fechada naõ tem feito bem a lição de casa e fica devendo pacas como você mesmo mencionou Leandro. Espero que chegue um dia em que você possa escolher quais canais quer assinar ao invés de um pacote com um monte de porcaria.
ResponderExcluirEspero mesmo achar um dia essa tal de INTERNET GRATUÍTA que todo mundo comenta e eu nunca vi.
Abraços !!!