sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Uma pausa no jornalismo para falar de publicidade: as promoções enganosas na mídia



Certa vez, falei aqui no blog sobre o programa Balanço Geral, apresentado por Geraldo Luís, na Rede Record. Em 2010, o comunicador fez uma promoção na qual alguns participantes teriam de enviar uma frase via Twitter dizendo por que gostariam de comer uma pizza com Geraldo (foto da promoção que abre o post e pode ser encontrada no site www.geraldoluis.com no item "promoções").

Geraldo não estava na TV. E a promessa era de que os prêmios seriam "entregues" aos ganhadores no mesmo mês da divulgação da lista de contemplados. No total, foram 20 ganhadores. Geraldo criou a gincana para promover sua imagem, uma vez que estava sem trabalho.

Pouco tempo depois, o apresentador retornou à Rede Record e, simplesmente, esqueceu-se de cumprir com o combinado. Tenho dois amigos que foram contemplados à época e, até hoje, não receberam o prêmio. Por serem pessoas boas de coração, eles não entraram com processo contra Geraldo, mas deveriam fazê-lo.

Em outro caso recente, a empresa de telefonia móvel TIM fez uma promoção na qual prometia um encontro com a cantora italiana Laura Pausini. O consumidor Ronaldo Pedroso recebeu um comunicado da empresa que informava que ele "tinha vencido uma promoção que prometia um encontro com a cantora. Porém, na mesma correspondência, a empresa informava que, 'por motivos de força maior', o encontro não aconteceria" (trecho extraído do site Uol).

Ronaldo procurou seus direitos legais e foi indenizado em cinco mil reais. Infelizmente, esses casos não foram os primeiros nem os últimos a acontecerem. Como sempre digo, recomendo aos vencedores que, caso não recebam seus prêmios, procurem os direitos na Justiça.

Nenhuma marca, empresa ou pessoa tem o direito de usar o público para se promover, ganhar dinheiro e depois não entregar o combinado. Lamentável. A punição tem de ser severa. Consumidor não é palhaço. Muitas vezes, o consumidor não participa da promoção pelo valor material, mas sim pelo sentimental. Quem participou da promoção com Geraldo Luís estava ligando muito menos para a pizza e muito mais para a possibilidade de conhecer o apresentador de TV de perto, de poder conversar com ele, etc. O mesmo vale para o ganhador do encontro com a cantora Laura Pausini.

Realizou a promoção, entregue! Ou então você, amigo leitor, tenha cuidado redobrado com essas promoções. Não dê crédito nem dinheiro a alguma empresa ou pessoa que você acredita que não vai cumprir com o combinado. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário