segunda-feira, 2 de abril de 2012

Algumas técnicas de entrevista de estúdio


José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-diretor de programação da Rede Globo, diz em seu livro que, certa vez, Marília Gabriela (foto) entrou em sua sala dizendo que era jornalista, apresentadora, entrevistadora, repórter, que cantava e dançava. Resumindo, pintava e bordava.

Boni a contratou e Marília Gabriela transformou-se numa das maiores entrevistadoras deste país. Todo estudante de jornalismo deveria ter a obrição de assistir aos programas comandados por ela. Em cada edição, Marília dá verdadeiras aulas de técnicas de entrevista.

Como já disse, vou abrir em breve inscrições para um curso de apresentação em TV e técnicas de entrevista. Mas adianto aqui algumas que podem ser úteis a estudantes de comunicação social ou mesmo profissionais recém-formados que estão ingressando agora no mercado de trabalho.

O primeiro passo para que o jornalista faça uma boa entrevista é a pesquisa. É preciso reunir o maior número de elementos informativos sobre a vida, o trabalho e algumas peculiaridades do entrevistado. Esse é um trabalho árduo e braçal, porém, fundamental para um bate-papo bem sucedido.

Durante a entrevista, olhe sempre nos olhos de seu convidado. Isso faz com que ele sinta confiança em você para dar declarações mais ousadas e verdadeiras. Permite, em outras palavras, que ele se abra mais e conte até situações de sua vida particular e íntima.

Olhar nos olhos também mostra que o jornalista está atento às respostas do entrevistado. Isso é importantíssimo para perguntas futuras, que não estão escritas na pauta, mas podem ser suscitadas por uma resposta interessante dada pelo convidado.

Um cuidado que o entrevistador deve ter é na abordagem de alguns temas ou de certas questões. Não queime todas as perguntas bombásticas logo de cara. Isso pode assustar a fonte. Comece com arguições mais leves, de modo a deixar a pessoa mais relaxada e descontraída. Assim que ela sentir confiança em você e perceber que está apenas uma conversa, não vai ter receio de responder questões ligadas a temas picantes ou indelicados.

Aborde todos os temas com educação e respeito. No momento em que o jornalista ri de algo que para o convidado não tem a menor graça, por exemplo, perde-se toda a credibilidade conquistada durante o trabalho. E a confiança deve ser mantida durante todo o tempo da entrevista.

Por isso, seja elegante, educado, cordial, atencioso, bem humorado, sério e compenetrado. Mostre sua competência e ganhará na hora o respeito da fonte. Mostre que você está informado, que leu sobre a vida dela. Isso lhe dará muito crédito. Outras técnicas mais específicas mencionarei em meu curso. De modo geral, se cumpridas, estas já ajudam bastante. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Nenhum comentário:

Postar um comentário