segunda-feira, 23 de abril de 2012

O dia em que a página teima em ficar em branco



Quantas vezes você já falou para si mesmo a expressão "hoje é um dia em que eu não deveria ter levantado da cama"? Pois é... Existem dias em que as coisas parecem não dar certo para a gente. Porém, mesmo assim, você vai ter de encarar seu trabalho, seus chefes e suas responsabilidades.

No caso do jornalista, um dia ruim pode significar ausência de pautas boas, fontes que não atendem a telefonemas, discussões bobas com colegas de trabalho e até falta de inspiração para escrever a reportagem. São aqueles dias em que o repórter tem de "parir" o texto, já que o dito cujo não flui de jeito nenhum.

Quando isso acontece, a solução é acalmar-se, esfriar a cabeça e relaxar, por mais que a pressão seja constante. Levante-se, saia da frente do computador, beba um café, um suco, ouça uma música para renovar as energias. A música sempre é uma boa fonte de inspiração.

O jornalista não pode permitir que a página continue em branco, já que a reportagem tem um "dead line" (prazo de entrega, no jargão midiático) a ser cumprido. O trabalho, ainda mais em condições estressantes, suga o ser humano. Nessas horas, a renovação da energia interior é necessária. Sei que este texto mais parece coisa de terapeuta ou psicanalista. Mas é a pura verdade.

Outra coisa que pode ajudar é sair com os amigos, espairecer. Não no momento do expediente, claro. Mas tente dê atenção a você mesmo. Acredite, você merece. Divirta-se, curta, descontraia. Estas pequenas atitudes ajudam a manter o cérebro saudável, longe de depressões, loucuras e sufocamentos. Isso é essencial na vida de qualquer ser humano (em que pese o tom de autoajuda).

Com a cuca fresca, como dizem os mais velhos, é impossível que, pelo menos, algumas mal traçadas (ou digitadas) linhas não brindem seus leitores, ouvintes ou telespectadores com um bom texto. Ainda que não seja um primor, existem dias nos quais o mais importante é cumprir a missão da jornada. Ninguém é genial todos os dias. Mas o trabalho não espera isso e sim dedicação. Esse é o segredo para que a página nunca fique em branco. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Twitter: @leandropress

Um comentário:

  1. É o conhecido 'branco criativo'. Quando fico assim, só esquecendo o que tenho que fazer pra relembrar. Assim, tento começar do zero rs.

    ResponderExcluir