segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Natal também é dia de trabalho no jornalismo



Natal é a época do ano que gostamos de passar com a família, os entes queridos, num clima de amor e paz. Além de religiosa, a data também é considerada feriado praticamente no mundo todo. No entanto, para o jornalista, Natal também é dia de trabalho, principalmente nos chamados plantões.

Como costumamos dizer, notícia não tem hora e nem local para acontecer. Por isso, é preciso que as redações tenham sempre alguns jornalistas de plantão. Normalmente, os plantões são determinados por escalas previamente combinadas com a chefia no decorrer do ano.

Quem cursa a faculdade de jornalismo e pensa em ingressar na carreira, deve ter em mente que a profissão demanda dedicação. É mesmo uma vocação, um prazer e uma sina. Para um jornalista, não existem finais de semana, feriados, datas santas, religiosas ou coisa do gênero.

O problema é que alguns jornalistas só se dão conta disso quando, efetivamente, entram no mercado de trabalho. Aí tomam conhecimento das longas e exploratórias jornadas, da pressão e do estresse intensos. E quando entendem que terão de trabalhar em muitos fins de semana e feriados, começam a ficar depressivos, chateados, tristes, pois gostariam de estar mais próximos das respectivas famílias.

Jornalismo é uma missão. Ao bater a depressão no jornalista por conta do choque de realidade, o profissional da comunicação tem dois caminhos: abandonar a carreira ou abraçá-la, com a consciência de que será sempre muito cobrado e exigido em diversos dias e horários.

O erro de muitos jornalistas é acharem que isso só acontece com eles. E aí, amigo jornalista ou estudante de jornalismo, indico uma pequena reflexão. Olhe para o lado, no seu dia-a-dia mesmo, e note quantos profissionais também não têm sossego em fins de semana e feriados.

Os médicos sempre dão plantão. Os bancários jamais emendam um feriado sequer, por trabalharem em um serviço considerado essencial. Os comerciantes trabalham todo sábado e, alguns, também aos domingos, inclusive nos feriados, para atender aqueles atrasadinhos que se esqueceram de fazer algumas compras necessárias. Funcionários de empresas multinacionais, seguranças, policiais, bombeiros, salva-vidas, enfim, muitos outros profissionais também trabalham em feriados e fins de semana.

E, se todos ligassem para isso, o que seria do mundo? O grande segredo para que você jamais venha a sentir esse tipo de pressão ou angústia é trabalhar no que gosta. Quando você faz o que ama, não liga para nada disso. Pode chover canivete que, assim mesmo, vai trabalhar feliz.

Existe uma frase célebre de Confúcio, pensador chinês, que diz: "trabalhe no que gosta e nunca terá de trabalhar na vida". É bem por aí. Trabalhar com prazer elimina qualquer possibilidade de frustração, tristeza, depressão ou angústia.

Por isso, para quem está de plantão hoje e amanhã, independentemente de ser jornalista ou não, desejo um Feliz Natal, repleto de saúde, paz, alegria e amor! E para aqueles que, como eu, hoje têm a oportunidade de estar com a família, recomendo que valorize estes momentos porque a energia familiar só nos faz bem. Afinal, no dia primeiro de janeiro de 2013, eu também vou trabalhar! Um forte abraço!

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário