sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pontualidade na programação ajuda a cativar o telespectador



Tenho certeza de que você, amigo leitor, tem um programa de televisão favorito, aquele que não perde por nada. O mundo pode cair lá fora, a namorada pode buzinar no seu ouvido que não adianta: você vai grudar na tela e assistir à sua atração televisiva preferida nem que chova canivete.

Eis que, no horário previsto na grade de programação para a atração ser exibida, você liga a TV todo empolgado e ansioso pelo programa começar e... nada! Pacientemente, você espera dez, 15, 20 minutos até que o programa comece. Se você procede assim normalmente, é um verdadeiro herói.

Nada irrita mais o telespectador do que esperar. Quando isso acontece, a emissora corre o sério risco de que tal telespectador desista de assistir à atração. Enquanto o programa não começa, uma série de fatores podem desviar a atenção do telespectador.

Um lanchinho na cozinha, a vontade de ir ao banheiro, um telefonema, alguém que toca a campainha, etc. Ou então, algo mais drástico, como mudar de canal. Aí, pode ser que o telespectador encontre algo interessante em outro canal e não retorne mais. A pontualidade ajuda a cativar o telespectador. Faz com que ele se habitue a ligar a TV sempre no mesmo horário.

Um exemplo negativo é a TV Bandeirantes. A emissora é mestre em deixar o telespectador esperando. Raramente as atrações começam no horário marcado. Um verdadeiro desrespeito. Do lado oposto está a organização japonesa do Mundial de Clubes da FIFA. É um verdadeiro show de pontualidade.

Ontem pela manhã, liguei a TV para assistir ao duelo entre Chelsea e Monterrey. O jogo estava marcado para começar 8h30. Às 8h29 o árbitro olhou para o cronômetro, esperou o ponteiro virar e, assim que o relógio deu 8h30, apitou o início da partida.

Nem um segundo a mais ou a menos. Os times haviam entrado em campo no horário correto, fizeram o aquecimento e ficaram a postos. Logo em seguida, o jogo começou. Exibir as atrações na hora certa deveria ser norma da Anatel para que as emissoras de televisão tivessem a concessão do sinal.

Isso significa respeito por quem assiste TV. Vez ou outra, acontece um atraso. Normal. Mas todo dia, aí já vira bagunça. Meu veredicto: se você, amigo leitor, esperar mais de cinco minutos além do horário marcado para a atração começar, não assista mais.

Como diz a filosofia capitalista, tempo é dinheiro. Nesse caso, o tempo na TV não é apenas dinheiro, é MUITO dinheiro. O minuto em televisão é caríssimo! E o minuto que você perde esperando, também. Por isso, se esperar mais do que cinco minutos, procure algo melhor em outro canal. O minuto na TV pode ser caro, mas o respeito por você não tem preço. Um forte abraço.

Facebook: facebook.com/profile.php?id=1354275209
Portfolio on-line: http://www.youtube.com/user/lsmartins100?feature=mhum
Tela Brasileira: http://www.telabrasileira.com.br/profile.php?uid=855038
LinkedIn: http://www.linkedin.com/profile/view?id=158526010&trk=tab_pro
E-mail: leanmartins@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário